Localizada no centro do Rio Grande do Sul, a Quarta Colônia preserva os costumes e tradições dos primeiros imigrantes italianos que chegaram no final do séc. XIX. Nesta região, inserida na Reserva da Biosfera de Mata Atlântica, com rica paisagem de vales, montes e planícies, rios, riachos e cascatas, nasceu, viveu e peregrinou João Luiz Pozzobon, o qual caminhou 140 mil km entre o Brasil e a América Latina divulgando o terço e a devoção à Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoensttat, e cujo processo para torná-lo Santo está em andamento no Vaticano.
O caminho percorre pequenas cidades e espaços rurais na simplicidade e acolhimento de sua gente! O total do circuito é de 115 km, mas somente 75 km serão feitos a pé por estradas de chão e uma trilha nativa. O restante do caminho será feito com traslados diários em transporte adequado ao grupo (micro-ônibus, Van) nas paradas programadas. Desse modo, o peregrino poderá apreciar melhor a região, suas paisagens, tomar banho de rio, visitar templos religiosos, museus, aproximar-se das comunidades acolhedoras para bater um papo, ouvir histórias, rever amigos, vivenciar a Quarta Colônia e comemorar com nossa equipe os 15 anos do Circuito João Luiz Pozzobon, em uma caminhada pela Paz!
PROGRAMA DO CIRCUITO JOÃO LUIZ POZZOBON
1° DIA : (14/02/2015 – sábado): IVORÁ / FAXINAL DO SOTURNO / SILVEIRA MARTINS/ SÃO JOÃO DO POLÊSINE ( VALE VÊNETO)
Percurso do dia : 20 km a pé - nível médio
Manhã: 13 Km Tarde: 7 Km
8:00 - IVORÀ - recepção em frente à Igreja matriz São José, com entrega do Kit peregrino e cajados. Após benção dos cajados na Matriz. http://www.ivora.rs.gov.br/
9:00 – largada em Ivorá após alongamento do grupo.
12:30 – FAXINAL DO SOTURNO - localidade de Guarda Mor – local do almoço típico italiano.
16:30 – SILVEIRA MARTINS - Linha Base (http://silveiramartins.rs.gov.br/) – saída da trilha – junção dos grupos para visitar o Mirante a 500m da trilha, do qual pode-se observar Vale Vêneto ( local do pernoite).
18:30 – SÃO JOÃO DO POLÊSINE - Chegada em Vale Vêneto diretamente para a Pousada Nossa Senhora de Lourdes.
20:00 –- Jantar no Bar da Romilda (Vale Vêneto)
2° DIA : (15/02/2015 – domingo): VALE VÊNETO /SÃO JOÃO DO POLÊSINE /FAXINAL DO SOTURNO ( Novo Treviso)
Percurso do dia: 16 Km a pé – nível médio (estradas)
Manhã: 8 Km Tarde: 8 Km
8:00 – Vale Vêneto.
10:00 - parada na frente da capela São Pedro, na qual foi batizado João Luiz Pozzobon (aberta a visitação). Banheiros no salão paroquial da Capela São Pedro. Atividades de alongamentos.
Visita ao Centro Histórico e Religioso João Luiz Pozzobon – casa museu mundialmente visitada, na qual conhecerão a história do religioso. Recepção por autoridades do município. www.saojoaodopolesine.rs.gov.br ?
12:00 - Almoço regional em São João do Polêsine.
13:30 – SÃO JOÃO DO POLÊSINE - saída do grupo em transporte para visitação ao patrimônio histórico, religioso e científico deste município:
- Igreja matriz São João Batista
- Monumento Nossa Senhora da Salete ( padroeira dos agricultores)
- CAPPA – Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica que abriga os últimos dinossauros encontrados na região da Quarta Colônia.
14:30 - FAXINAL DO SOTURNO
3º DIA: (16/02/2015 – segunda-feira): NOVO TREVISO / LINHA TRÊS / NOVA PALMA/SÃO JOAO DOS MELLOS
Percurso do dia: 22 Km a pé – nível médio
Manhã: 12 Km Tarde: 10 Km
4º DIA : (17/02/2015): SÃO JOÃO DOS MELLOS/ LINHA UM/ IVORÁ
Percurso do dia: 20 Km a pé – nível fácil a médio (estradas)
Manhã: 15 Km Tarde: 5 Km
É importante mencionar na imprensa a origem dos visitantes:
35 peregrinos dos Estados de São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro , Paraná e Rio Grande do Sul.
Na Trilha Ecoturismo & Aventura
email: [email protected]
facebook: www.facebook.com/natrilhaecoturismo
Silveira Martins /RS - Brasil
Celulares: Vivo (55) 9608 2714 - Tim (55) 81 66 8419 OI (55) 8403 5514