Educação Fiscal nas Escolas

• 14/11/2023

Os alunos e professoras das escolas municipais EMEF La Salle, EMEF Pedro Paulo Pradella, EMEI Recanto dos Sonhos e EMEI Beija-Flor realizaram atividades envolvendo o tema Educação Fiscal no 2° semestre de 2023, por meio do Projeto: Educação Fiscal nas Escolas. O objetivo do projeto é conscientizar os cidadãos e futuros cidadãos para a necessidade da emissão de documentos fiscais como forma de arrecadação de tributos necessários para o provimento, conservação e manutenção dos benefícios públicos.

Foram desenvolvidas diversas atividades, dentre elas Rodas de Conversas sobre a aplicação do dinheiro arrecadado para o financiamento das políticas públicas, desestimulando atitudes de sonegação de impostos e corrupção, como também para a conservação do bem comum, serviços e obras públicas, e explicação sobre o que é nota fiscal e sua importância para a sociedade, vídeos educativos envolvendo o tema, jogos, atividades do Caderno de Educação Fiscal disponibilizado pelo Programa de Educação Fiscal do governo estadual, leitura e interpretação de textos, compras na fruteira e supermercado da cidade, brincadeiras de mercadinho, etc. Podemos afirmar que os projetos de Educação Fiscal desenvolvidos nas escolas proporcionaram a reflexão sobre a importância de pedir a nota fiscal e o retorno que vêm para a população através de investimentos públicos. Parabenizamos os alunos e professoras pelas excelentes atividades e pelo incentivo à cidadania!