Ministério da Cidadania lança processo de Focalização do Auxílio Brasil 2022.


  • 11/03/2022
  • Normal

          Ação complementar de qualificação de registros cadastrais, o FOCALIZA convocará famílias com inconsistência cadastral, em especial, aquelas com renda entre R$525 e R$ 606. Procure o CRAS do município e mantenha seu cadastro atualizado.

       Em conjunto com estados e municípios, a Senarc mobilizará famílias que devem atualizar seus dados cadastrais, por apresentarem divergências em comparação com outros registros administrativos ou por estarem desatualizados. A qualificação dos dados cadastrais reflete diretamente na qualidade do atendimento do PAB, repercutindo na efetividade dessa política quanto à melhoria de vida das famílias brasileiras em situação de pobreza. Nesse sentido, a regulamentação do Programa Auxílio Brasil destacou que o Ministério da Cidadania atuará para que os integrantes do PAB mantenham seus dados cadastrais atualizados e qualificados, o que garante eficiência no repasse dos recursos públicos transferidos pelo programa, uma vez que avalia regularmente a manutenção dos critérios de elegibilidade e de permanência do Programa.

       É importante destacar que o processo de Focalização do Programa Auxílio Brasil (PAB) consiste na verificação periódica da consistência das informações registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), aplicável às famílias elegíveis e beneficiárias do PAB, com o objetivo de aprimorar a focalização do Programa.

       Com isso, em 2022, um total de 1,2 milhão de famílias estão envolvidas na ação, sendo que 405 mil, aproximadamente, são beneficiárias do PAB.

       Leia matéria na íntegra em: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/outros/bolsa-familia/informe-gestores/informe-gestores/ministerio-da-cidadania-lanca-processo-de-focalizacao-do-auxilio-brasil-2022

Fonte: Ministério da Cidadania