Coleta Seletiva – Primeiros resultados de projeto-piloto estão sendo tabulados

• 21/01/2021

Com a implantação do projeto-piloto de coleta seletiva de resíduos, após primeiros dias deste trabalho, os resíduos dos condomínios que fora recolhido por nossos colaboradores municipais, selecionado para análise e pesagem. Uma das surpresas negativas, é que muito desses resíduos estão sendo misturados, reciclável, com orgânico e rejeito. Desta forma nem mesmo o reciclável poderá ser reaproveitado.

#Para relembrar nossos Munícipes

A separação do lixo se enquadra na possibilidade de reutilizar, reciclar, agregar valor ao material reciclado, aumentar o tempo de vida dos aterros sanitários e diminuir o impacto ambiental quanto a disposição final dos rejeitos.

Separar é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado. O chamado “lixo orgânico” que inclui, por exemplo, os restos de alimentos, deve ser destinado para soluções que reaproveitem suas propriedades para criar novos meios de utilizá-los novamente, como a compostagem que os transformam em adubo orgânico.

Outros materiais que são considerados reaproveitáveis, como plásticos, vidro e metais, são reintegrados no ciclo industrial. Já os resíduos que não são orgânicos, nem recicláveis – os chamados rejeitos – devem ser encaminhados para destinação final adequada.

# Muito Importante observar na separação do lixo

#Papéis

Praticamente todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão, papel laminado, nota fiscal, envelope, jornais e revistas. Porém, precisam estar limpos e secos. Podem ser dobrados ou picados, mas não amassados.

Não são recicláveis: papel celofane, papel plastificado, papel parafinado, papel carbono, papel de fax, fotografias, papel toalha, guardanapo e papéis sanitários.

Lembre-se de que para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água, 5 mil KW de energia e 17 árvores adultas. Já para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.

#Vidros

O vidro pode ser infinitamente reciclado e praticamente todos os tipos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros temperados, louça, cerâmica, porcelana, óculos, pirex e vidros especiais, como tampo de forno e micro-ondas.

É importante saber que 1 Kg de vidro quebrado faz 1 kg de vidro novo – ou seja, ele é 100% reciclável.

#Metais

São recicláveis: enlatados, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, parafusos, cobre e alumínio. Com curiosidade, uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas. Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de verniz e latas de produtos tóxicos não são recicláveis.

#Plástico

Praticamente todo tipo de plástico é reciclável. Não se recicla: adesivos, acrílico e cabos de panelas. Saiba que para cada 100 toneladas de plástico reciclado economiza-se 1 tonelada de petróleo.

#Isopor

O isopor é reciclável e deve ser colocado no recipiente coletor de plásticos. Como o processo de reciclagem do isopor não é economicamente viável, é importante usá-lo de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Algumas empresas transformam o isopor em matéria-prima para blocos de construção civil.

#Produtos considerados perigosos que nunca devem ir para o lixo

Lâmpadas fluorescentes – contêm mercúrio, altamente poluente;

Cartuchos e toners;

Pilhas e baterias – também contêm mercúrio;

Eletrônicos velhos/quebrados – CPUs, monitores, cabos, teclados, estabilizadores, celulares e eletrodomésticos. Podem conter chumbo, bromo, mercúrio e cádmio, metais perigosos.

Esses produtos devem ser devolvidos sempre no local da compra ou em pontos de coleta específico para esse fim.

#Lavar ou não lavar os materiais descartados

Para o processo de reciclagem ser realizado, não é necessário lavar nada antes. Porém, é higiênico retirar o excesso de resíduos do recipiente, principalmente se ele ficar armazenado por algum tempo, para não causar mau cheiro ou atrair insetos e roedores.

#Nem todo lixo seco e limpo é reciclável

Nas empresas, muitos materiais de escritório não podem ser reciclados: papel-carbono, etiqueta adesiva, papel de fax, papéis plastificados, fita crepe, fita adesiva, isolante, clipes, grampos e tachinhas.

Outros dejetos também ficam de fora da reciclagem: guardanapos, filtro de cigarros, rolhas, acrílico, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel, esponjas de aço, tomadas, espelhos, cerâmica, porcelana e espuma.