Município é reconhecido pelo seu trabalho incessante pela Educação


  • 19/11/2014
  • Normal

         
           O mundo que queremos, com mais educação, saúde, renda, cooperação, igualdade, desenvolvimento sustentável,  cidadania e solidariedade está expresso  nos oito objetivos do milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU, que no Brasil são chamados de 8 jeitos de mudar o mundo – que devem ser atingido por todos os países até 2015. 

         O município de São João do Polêsine, juntamente com os demais municípios da região central participou na ultima terça feira  (18/11) do II Seminário do Núcleo Regional ODM – Região Central, quando aconteceu  o lançamento da Revista  da  AMCentro, Núcleo Regional  ODM – Região Central RS e recebeu muitos elogios pela matéria  e foto publicada na mesma.
          
           O nosso município obteve o reconhecimento pelo esforço em investir na educação. A Constituição Federal exige que todos os municípios apliquem, no mínimo,   25% de seus recursos, e  São João do Polêsine investe 28%.

         A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto e a Coordenadora Pedagógica Municipal, Ledi Maria Foletto Sartori  participaram do evento  e receberam das mãos do Presidente da AM-Centro, Prefeito Júlio Ruivo e da Coordenadora do Núcleo Regional ODM da Região Central –RS, Nereida Isonia Omizzolo Giacomini os exemplares da Revista destinados ao município.

      Durante todo o dia do Seminário, paralelamente, ocorreu uma Mostra dos Projetos ODM desenvolvidos em cada um dos  33 municípios da região central que contou também com a presença de autoridades do Governo Federal, Estadual e de diversos Prefeitos e Secretários Municipais da região.  

         Abaixo publicação na integra:


                           A EDUCAÇÃO EM AÇÃO

         O município de São João do Polêsine – RS, integrante da Quarta Colônia de Imigração Italiana, situado na Região Central do Estado, tem a Educação como uma de suas prioridades. Com seus quase três mil habitantes, atende desde a educação infantil até o Ensino Técnico e Superior, pois conta, em parceria com as Instituições Federais de Ensino, com um Polo Municipal de Apoio Presencial UAB – Rede ETEC, com diversos cursos em andamento e mais de 150 estudantes. Nos últimos anos ampliou a oferta de vagas na educação infantil, construiu novas salas de aula, qualificou os espaços pedagógicos das suas quatro escolas municipais, nomeou mais professores e vem desenvolvendo vários projetos de incentivo à leitura, como Baú da Leitura, Hora do Conto, Cantinho da Leitura, Sacola da Leitura, Brinquedoteca, entre outras atividades pedagógicas.
         No Ensino Fundamental as Escolas “La Salle” e “Pedro Paulo Pradella” desenvolvem no turno inverso, projetos de apoio pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática, Danças Culturais, Pintura em Tecido, Canto Coral, Oficina de Percussão, Educação Ambiental, Saúde na Escola, Educando com a Horta e a Gastronomia, além de aulas de italiano e outros programas em parceria com outras Secretarias Municipais e Instituições.
         A Brinquedoteca, que tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança através do lúdico, funciona junto a Escola Municipal de Educação Infantil “Recanto dos Sonhos” localizada na sede do município, onde, além dos alunos dessa escola, são atendidos os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil “Beija-Flor”, situada no distrito turístico de Vale Vêneto.
         A Brinquedoteca foi instalada em novo ambiente, totalmente remodelado, com novos móveis, novos brinquedos, com mais de 150 jogos confeccionados a partir de sucata, 300 jogos industrializados, roupas para teatro e materiais para oficinas de canto e pintura, onde são atendidos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, contribuindo para a socialização das crianças através do brincar livre, do jogo com regras, do faz de conta, da música, do teatro e da dança. Conta também com um variado acervo de literatura infantil e pedagógica, constituindo-se num suporte para os professores que utilizam os materiais, com assessoramento de duas brinquedistas, responsáveis pelo setor.
         As ações desenvolvidas tanto na Brinquedoteca “RECANTO” como nos demais projetos desenvolvidos nos ambientes pedagógicos das escolas municipais contribuem para atender ao Segundo Objetivo do Milênio: “Educação Básica de Qualidade para todos”.


Fonte: Revista “Objetivos de Desenvolvimento do Milenio”, Região Central – RS, edição da AM CENTRO – Associação de Municípios da Região Central do Estado – RS, páginas 52 e 53.