Profissionais da Educação Polesinense tem motivos para comemorar

• 29/04/2019

Os docentes da rede municipal de Ensino aguardaram por anos a reformulação do Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério Público do Município. O projeto contempla sobre a instalação, implantação e gestão das ações de valorização dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

A medida atende a uma exigência legal do Plano Nacional de Educação, a Lei Federal número 13.995/2014. A proposta em São João do Polêsine foi elaborada com a participação de representantes dos docentes e da Administração municipal.

"Uma Comissão foi formada para apresentar as demandas e as sugestões dos docentes. Todo o processo foi muito discutido e o objetivo foi o de viabilizar diretrizes que são capazes de ser implantadas em benefício da categoria. Ele foi elaborado por essa comissão e formulado por funcionários do setor de pessoal da Prefeitura Municipal de São João do Polêsine junto a assessoria Jurídica e Secretaria de Administração e apresentado para os professores na noite da última sexta feira dia 26 de abril de 2019.

Para o Prefeito Municipal Matione Sonego, de forma geral, o plano promove a possibilidade de melhoria e reestruturação da rede valoriza a qualificação do professor e é um estímulo à qualificação repercutindo diretamente na melhoria da qualidade de nosso ensino e no futuro de nossos Polesinenses. "Ele não só garante o desenvolvimento da carreira do professor, mas avanços pedagógicos para as crianças", disse.

Ele ainda considera dois pontos importantes no plano: a evolução funcional por formação acadêmica e a evolução de desempenho em determinado período. "É um plano 'pé no chão' com plenas condições de ser executado porque ele vai gerar impacto financeiro ao município. Mas também é uma proposta que exige comprometimento e responsabilidade dos profissionais com a Educação municipal", além disso os professores serão enquadrados em uma nova categoria profissional, com melhorias significativas nos vencimentos, afirmou.

Para Clovis Coletto um dos responsáveis pela realização, todo plano pode contar com diretrizes a serem melhoradas. "O importante é darmos o primeiro passo e ver como ocorre a implantação. Depois podemos melhorá-lo naquilo que não alcançar o resultado almejado. A proposta não vai causar grandes mudanças na rotina dos professores, mas garante direitos e norteia a evolução profissional".

No projeto, Clóvis justifica que o Plano atende a exigência das legislações federais e estaduais, inclusive segue suas diretrizes, a "proposta define uma política de recursos humanos para os profissionais do Magistério público, englobando o plano de carreira, salário e vencimento, avaliação do desempenho funcional vinculada à evolução e progressão funcional. Define o enquadramento dos atuais profissionais do magistério e a integração desses aos preceitos de evolução, progressão e avaliação".

Os professores presentes confidenciaram a Secretária Municipal de Educação Ledi Foletto satisfeitos com a conquista. “Nossas expectativas foram correspondidas. Este plano é muito motivador para que o professor corra atrás e se qualifique cada vez mais".

Nos próximos dias o plano será enviado para apreciação da Câmara de Vereadores.