IGREJA SÃO PEDRO DE RIBEIRÃO


Para os italianos vida sem amor e religião não é vida. Os imigrantes tinha que em primeiro lugar, construir suas casas, a seguir suas Igrejas. Assim foi em todas as povoações da Quarta Colônia.
 O italiano ali chegando, dava início ao trabalho, religião e cultura.
Não temos documento da fundação da Capela, mas temos vários depoimentos que testemunham a construção da Capela de pau-a-pique (barro) em 1884.
 Durante a semana ela servia de sala de aula que eram administradas pelo professor, Giacomo Foletto, e, aos domingos, transformava-se em Capela, onde o povo se reunia para rezar o terço e outros cultos a Deus.
 Temos informações que em meados de 1905 a 1906.....um forte temporal a derrubou. Em seguida construíram no local, outra, de madeira.  Sabemos que ali foram rezadas missas mas não foram encontradas registros das mesmas.
 Só em 1909, encontramos no Livro Tomo número 1 o registro das Escrituras do terreno doado e o requerimento que pede a licença.
 Em seguida foi lançada a pedra fundamental e iniciaram a construção.
 A Capela de Madeira permaneceu para as rezas aos domingos enquanto no seu exterior iam subindo as grossas paredes, plantadas no chão, mostrando-se imponentes para desafiar as intempéries do tempo.
 O povo, em mutirão colaborou. Os construtores Biazus, Rapcetini e Baldissera trabalharam dias, meses e anos para concluí-la e entregá-la ao Povo.
 Assim com uma grande festa e pompas, foi inaugurada a Capela.  Derrubaram a velha e conservando porém a torre de madeira.
 A Capela passou por uma reforma e uma pintura geral mas a estrutura permanece a de 1917. A torre caiu. Mas precisava-se construir outra e colocar os sinos para que o povo pudesse, novamente, ouvir os sons das suas badaladas.
 Em 1937 o professor Guido Carlos Pasini desenhou uma nova Torre e na liderança contratou os pedreiros como Vicente Vendrame, Albino Guarienti e outros sob a chefia de Sr. Augusto Sppat. Convocou toda a comunidade para um mutirão.
 Em 1941 a Torre foi concluída, graças ao árduo trabalho e dedicação dos pedreiros e do povo unido.

*REFORMAS DA IGREJA

 A Igreja foi inaugurada em 1917 com as dimensões de 23m X 10m.
 Ela passou por uma reforma em 1955 e recentemente, tanto a Igreja como a Torres, receberam uma pintura geral.
 Trecho do Discurso feito pelo Sr. Olavio Foletto na ocasião da festa pela conclusão da pintura da Igreja e Torre, em 26 de dezembro de 1995.
“....Em 1906 a Igreja passa por uma reforma e ampliação.
 A Torre permanecia a mesma, uns 20 anos depois um vendaval derrubou-a.
 É construída uma provisória.
 Em 1937 Guido Carlos Pasini, com um engenheiro chamado Lápis, desenhou a planta e em 1941 foi inaugurada.
 Em 1955 a Igreja branca é restaurada e pinta de verde, cor da Torre.
 Coube ao Sr. Ramiro Dotto, Presidente desta comunidade presidir a restauração  e pintura atual.
 As cores escolhidas ficaram a cargo de Maria de Lourdes Giacomini.
 A firma de Faxinal do Soturno. O Sr. Getúlio Vedoia, pintou esta obra.
 
* Informações retiradas do Livro:

RIBEIRÃO
Sua fundação,
Sua história,
Seu povo e
Sua memória.

GRANADILIA FOLETTO
Ribeirão, 29 de junho de 1996.

 

;