Prezados(as) senhores(as),
Hoje a humanidade acaba de perder um grande homem. Um homem que amou verdadeiramente e dedicou incondicionalmente a sua vida à compreensão e desenvolvimento integral do ser humano: Antonio Meneghetti.
Momentos como este nos fazem pensar e refletir sobre quantas coisas belas um homem é capaz de produzir em uma breve existência. E que, no final desta trajetória, o que fica são os resultados de nossas obras. No Brasil, um projeto que iniciou em 1988 e hoje é realidade concreta e crescente no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, um projeto que trouxe, traz e trará benefícios para tantas e tantas pessoas.
A perpetuidade do seu pensamento, da sua produção científica e artística e dos seus empreendimentos será garantida pela Fundação Antonio Meneghetti e pela Faculdade Antonio Meneghetti que ele próprio projetou e constituiu em vida. E a continuidade de todos os projetos, bem como a criação e desenvolvimento de novos, se inspirarão em tudo aquilo que ele construiu, seguindo suas diretivas, formalizadas em mais de 50 obras literárias e inúmeras obras audiovisuais.
Além de um obra científica e artística extensa e completa, Antonio Meneghetti também deixou meios, criou estruturas e formou pessoas que garantirão a sustentabilidade e o crescimento contínuo
do projeto.
Poder encontrar um gênio em vida, que através da própria obra modifica o curso da história, ainda que em um único momento ou evento, é um grande privilégio que poucos tiveram ao longo da história da humanidade. Um privilégio que se torna responsabilidade tanto em termos de compreensão exata do seu pensamento quanto em termos de ação histórica individual e coletiva.
Certamente é um homem que fará falta, porém sua maestria está presente em cada detalhe da obra que deixou e que poderá, por séculos, ser conhecida, estudada e desenvolvida por aqueles que se sentem de algum modo responsáveis pela evolução humana neste planeta.
Um homem universal que escolheu o Brasil como a nação que o acolheu para concluir esta belíssima existência e que, nos últimos dias, chamou Recanto Maestro de "casa".
Antonio Meneghetti conclui sua vida em 2013, mas deixa como legado seu imenso projeto que restituiu ao homem a própria humanidade.
Recanto Maestro, 20 de maio de 2013.
Diretoria Fundação Antonio Meneghetti