58ª Festa Regional do Arroz foi realizada neste último final de semana, com 3 dias de evento; o primeiro dia, sexta-feira, 17, foi de palestras e jantar típico


  • 20/05/2013
  • 58° Festa Regional do Arroz

No início da programação, foram chamados a compor a mesa a prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassen;  presidente do conselho paroquial e comissão de festas, Vicente Ceretta; presidente da Câmara de Vereadores de São João do Polêsine, Clóvis Coletto; representante do IRGA, Tiago Zschornack; presidente da ACISA de São João do Polêsine, Nomitor Machado Leal, e, postadas ao lado da mesa de honra, as soberanas do município, rainha Eduarda Pilleco, e as princesas, Cassiane Felipe e Carine Sonego.

Ao abrir o Seminário Regional do Arroz e a 58ª Festa Regional do Arroz, Valserina agradeceu a presença de todos, salientando que não faria uma abertura oficial, com hinos e falas de autoridades.

-  Nesta noite, nós não vamos fazer grandes discursos, porque o nosso objetivo principal é ouvir os professores, a equipe do IRGA e as palestras. Gostaria de agradecer a todos aqueles que estão colaborando conosco. A emater, o IRGA, os sindicatos, associação dos arrozeiros, a ACISA, e toda nossa comunidade que aqui está para engrandecer esta festa - disse a prefeita.

Na sequência, o presidente do conselho paroquial e da comissão de festas, Vicente Ceretta, também agradeceu a presença de todos.

Logo após a fala de Vicente e breve cerimônia de abertura, iniciaram as palestras. Na 1ª, o gestor da área de negócios da Cooplantio, Camilo Feliciano de Oliveira, falou sobre as tendências de comercialização do arroz.

Na 2ª palestra, dois engenheiros do IRGA, o agrônomo Tiago Zschornack e o agrícola Volnei Meneghetti, falaram sobre as boas práticas agrícolas na lavoura do arroz.

Na 3ª e última palestra da noite, um dos maiores nomes do Brasil quando se fala em arroz, engenheiro agrônomo e pesquisador da UFSM, Enio Marchesan, explicou sobre a época da semeadura, controle de arroz vermelho e produtividade do arroz.

Logo após as apresentações, houve jantar com comida típica, que recebeu cerca de 200 pessoas, dando por encerrado o 1º dia de festa.