Polêsine enfrenta cidade boliviana no dia do Desafio 2013

• 13/05/2013

O coordenador de esportes de São João do Polêsine, Reni Maziero, e a secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto, estiveram em reunião, na sede do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc) de Santa Maria, na manhã desta segunda-feira (13), para tratar do Dia do Desafio deste ano, que será realizado no dia 29 de maio.

Participante desde 2006, neste ano, São João do Polêsine irá enfrentar o pequeno município boliviano Santuario de Quillacas, que tem cerca de 840 habitantes.

Na reunião, foram explicadas as atividades que podem ser feitas para contabilizar o número de participantes. O objetivo do Dia do Desafio segue o mesmo: que qualquer pessoa pare sua atividade do dia a dia para praticar 15 minutos de atividade física.

A partir dessa reunião, ficou definido para o próximo dia 20 de maio, segunda-feira da semana que vem, às 9h, uma reunião entre os envolvidos no Dia do Desafio no município.

- Já temos uma reunião marcada entre os coordenadores do movimento em nosso município, a secretaria da Educação, diretores das escolas, professores de Educação Física e demais pessoas interessadas em participar deste evento - informou Reni.

Mesmo sem a programação definida, para o dia 29, diversas ações serão realizadas. As atividades físicas acontecerão nas escolas, praça, prefeitura e todos os lugares que queiram participar, como empresas e lojas, fazendo com que as pessoas façam exercícios físicos por, pelo menos, 15 minutos.

O que é o Dia do Desafio?

O DDD foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.

O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.