Saúde bucal foi tema de palestras nas escolas do município

• 10/05/2013

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Paulo Pradella, na Vila Ceolin, receberam, na manhã desta quinta-feira (9), a visita do cirurgião dentista da prefeitura de São João do Polêsine, Alípio Marques da  Fontoura.

O profissional de saúde palestrou e ensinou métodos de higiene bucal às crianças da escola. Também foram entregues kits com escova, creme e fio dental a todos os alunos.

O trabalho está sendo realizado pela secretaria de Saúde e Assistência Social do município, que está inserida em dois projetos: o Sorrindo para o Futuro - em parceria com o SESC -  e o Programa Sáude nas Escolas (PSE) - do governo Federal. O trabalho de visitação é estendido a todas escolas do município.

A E.M.E.F. Pedro Paulo Pradella foi a última a ser visitada em São João do Polêsine, finalizando a primeira parte do programa. Agora, no decorrer do ano, será feito acompanhamento com as crianças, pais e professores.

- Neste primeiro momento, estamos orientando a parte da escovação, uso do fio dental, higienização, placa bacteriana e cárie. No futuro, iremos fazer uma triagem, detectando os problemas que tiverem, para que sejam encaminhados e tratados no devido tempo - explicou Alípio.

A equipe de professores da escola ajudou a orientar as crianças, que demonstraram grande interesse, com perguntas e dúvidas sobre escovação e higiene bucal. Segundo Alípio, é importante essa participação e união dos envolvidos no projeto.

- Precisamos do apoio dos pais, professores, do pessoal da saúde e dos alunos. Vamos buscar fazer um trabalho de maneira adequada, para que tenhamos um ótimo resultado no futuro - finalizou.

Texto e fotos: Lucian Ceolin
Assessoria de Comunicação - Prefeitura de São João do Polêsine