PNAIC realizou reuniões no mês de abril

• 08/05/2013

Nos dias 8, 15, 22 e 29 de abril ocorreram, no auditório da Escola Estadual João XXIII, em São João do Polêsine, os encontros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que visa garantir que todas as crianças, sem exceções, estejam plenamente alfabetizadas na idade adequada, ou seja, até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do Ensino Fundamental.

Foram estudados os temas e subtemas da unidade 2 do cronograma, como: "Planejamento de ensino, rotinas na alfabetização e recursos", e da unidade 3, que tratou sobre o sistema de representação alfabética, aprendizagem, apropriação do sistema de escrita e o último ano do ciclo de alfabetização, em que é consolidado o conhecimento. Também foram apresentados vídeos e trabalhos a distância.

Durante a apresentação dos eixos temáticos, houve a participação dos educadores, que relataram situações vividas em sala de aula, servindo como troca de experiência entre os professores das redes de ensino do município. Os encontros tiveram duração de 4 horas cada.

Participaram das reuniões a secretária Municipal de Educação, Maria Claci Bortolotto; a coordenadora Pedagógica do município, Ledi Sartori; a coordenadora do PNAIC, Sonia Cadore; a orientadora de estudos, Dilce Buriol, os professores alfabetizadores das redes municipal e estadual e a diretora da Escola Estadual João XXIII, Maria de Fátima Giacomini.

Como funciona o PNAIC?

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios. Um dos pilares dessa iniciativa consiste em um amplo programa de formação continuada e de aperfeiçoameno dos professores alfabetizadores. Os encontros de formação terão uma carga horária total de 120 horas, realizados ao longo de todo o ano, em encontros presenciais e a distância.