Aproveitando viagem à capital Federal, Valserina, junto com o prefeito de Dona Francisca, Saul Antonio Dal Forno Reck, estiveram em reunião com o deputado Federal Marco Maia (PT/RS), na última terça-feria (16). Os dois prefeitos entregaram, em nome do condesus, o projeto de Parques Paleontológicos Integrados da Quarta Colônia ao deputado gaúcho.
Em 2003, a 4ª Colônia, com apoio da secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico da Presidência da República, desencadeou um processo que teve como objetivo o Projeto. Em 2007, este projeto contou com recursos da Petrobrás e Eletrobrás, e em 2010 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O projeto integra a paleontologia no desenvolvimento regional e rompe um paradigma de 110 anos. Da região tem sido retirados fósseis e levados para instituições públicas e privadas, nacionais, estrangeiras e ao mercado negro.
Neste momento, com a Universidade Federal de Santa Maria, apoiada pelas universidades Federal do Rio Grande do Sul, Universidade do Vale dos Sinos Luterana do Brasil, UNIPAMPA e da Fundação Zoobotânica do RS, estão concluindo o Setor Científico do Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia, unidade que irá administrar e dar o suporte para o Programa de Apoio a Pesquisa Paleontológica na Quarta Colônia.
O deputado Marco Maia acolheu a demanda e se prontificou em ajuda-los.
Condesus
O Condesus Quarta Colônia é uma entidade pública, criada em 1996, e tem trabalhado pela integração do patrimônio endógeno, geológico, paleontológico, natural e cultural como base para o desenvolvimento regional sustentável.
Informações e foto: Assessoria de Imprensa do deputado Marco Maia