Secretaria Municipal da Saúde anuncia período de vacinação contra Influenza

A secretaria de Saúde e Assistência Social de São João do Polêsine, por meio do secretário Matione Sonego, informa que, no dia 15 de abril, terá início a campanha de vacinação contra o vírus Influenza 2013.

A vacinação anual dos grupos prioritários tem contribuído, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares e mortalidade, e diminuição dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

A campanha de vacinação contra Influenza 2013 ocorrerá no período de 15 a 26 de abril, de segunda  a sexta-feira, das 7h30min às 11h, e das 13h às 16h30min, no posto de saúde da sede. Já no dia 20 de abril, sábado, é o dia de mobilização nacional, quando haverá vacinação, no posto da sede, das 8h às 17h, e em Vale Vêneto, das 8h às 11h.

Confira o grupo prioritário para a vacinação contra Influenza 2013, conforme nota técnica do Estado do Rio Grande do Sul.

- crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade;
- gestantes independentes da idade gestacional;
- puerpéras até 45 dias após o parto;
- pessoas com 60 anos de idade e mais;
- indígenas;
- trabalhadores de saúde (*);
- pessoas portadoras de doenças crônicas (*) não transmissíveis e  outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de influenza;
- população privada de liberdade;

(*)Trabalhadores de Saúde

Cabe ressaltar que o trabalhador de saúde que poderá ser vacinado, é todo aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços púbicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.

(*) Portadores de doenças crônicas

Para as pessoas portadoras de doenças crônicas, em atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), rede privada ou conveniada, mantém-se a necessidade de apresentação de prescrição médica, ou xerox de uma receita atualizada (2012/2013) que comprove a sua condição de paciente portador de doença crônica, conforme os casos enquadrados na nota técnica do estado. Este documento deverá ser apresentado no dia da vacinação.

O Secretário também informa que durante o período de 15 a 26 de abril, haverá vacinação domiciliar para pessoas idosas e acamadas, que forem impossibilitadas de deslocarem-se até o posto de saúde.

Para mais informações, é recomendado procurar a secretaria de Saúde do Município.