Em São João do Polêsine, no ultimo dia doze (12) de fevereiro, durante o turno da manhã, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, um encontro de abertura do ano letivo 2016, com todos os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino. Ao iniciar, o Padre Aristeu Pivetta proporcionou um momento de espiritualidade e falou sobre a Campanha da Fraternidade deste ano que tem como tema “Casa Comum: nossa responsabilidade” e o lema: “ Quero ver o dinheiro brotar como fonte e correr a justiça, qual riacho que não seca”.
A Prefeita Municipal, Valserina Maria Bulegon Gassen, se fez presente ao evento, desejando um profícuo ano letivo e na oportunidade explanou sobre os ofícios da profissão como servidor público.
A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto deu as boas vindas com a mensagem “Comece” de Jorge Trevisol e salientou o bom resultado da rede municipal nos anos anteriores, os trabalhos realizados durante as férias nos prédios escolares para adequações aos PSPCI e nos veículos do Transporte Escolar.
Apresentou o Programa de Formação Continuada que neste ano terá enfoque na Produção da Identidade e o Patrimônio Cultural em São João do Polêsine na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular com abordagem teórica e oficina metodológica sobre as possibilidades de uso desse patrimônio nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tema que será desenvolvido nos dias 18 e 19 de Fevereiro pela Profª Drª Roselene Gomes Pommer da UFSM que desde 2014 está desenvolvendo, no município, um trabalho de preservação da memória cultural, tendo sido lançado na Festa do Arroz em 2015 o 1º Manuscrito do Professor Antonio Ceretta, contando a história de Polêsine do seu início até 1936. Também apresentou um vídeo sobre o BNCC e distribuiu material para estudo nas escolas, ficando a cargo das escolas “Recanto dos Sonhos” e “La Salle” o cadastro e envio das sugestões dos professores ao MEC até 15 de março, pelo portal basenacionalcomun.mec.gov.br.
Na ocasião a enfermeira Maria Helena Milanesi Pozzebon divulgou aos professores a campanha de combate ao mosquito da dengue, solicitando a colaboração de todas as escolas nas ações de prenvenção em andamento no município.
Outros assuntos foram tratados pela Coordenadora Pedagógica Ledi Maria Foletto Sartori, como o Calendário Escolar 2016 que foi pauta de discussão e aprovação pelos professores, além do Programa “A União Faz a Vida” que terá continuidade no município, com a divulgação das datas das reuniões nas escolas. O início do ano letivo nas escolas municipais aconteceu dia 22 de fevereiro e nas escolas estaduais dia 29 de fevereiro.