ADESM apresenta Edital de seleção das APLs 01/2013 aos líderes da 4ª Colônia


  • 22/03/2013
  • Normal

O Corede (Conselho Regional de Desenvolvimento) Central, microrregião 4ª Colônia promoveu, na útlima quinta-feira (21), encontro com prefeitos, empresários e políticos da região, na Câmara de Vereadores de São João do Polêsine.

O objetivo do evento foi de apresentar a política dos APLs ( Arranjos Produtivos Locais) 01/2013 e o edital de seleção das mesmas, para os segmentos do Turismo, Tecnologia da Informação e Metal Mecânico.

Prefeita Valserina, que é uma das diretoras da Agência de Desenvovimento de Santa Maria (ADESM) e secretária do Corede Central, abriu o encontro. Em seguida, o pesidente do Corede Central, Antônio Carlos Jordão, falou sobre a importância do evento e da oportunidade da região se unir para conseguir a aprovação de pelo menos um APL.

Na sequência, a apresentação foi feita pelo Superintendente Executivo da  ADESM, Diogo de Gregori, que apresentou o edital da APL e os critérios e documentos necessários para as propostas. Ainda durante o encontro, a administradora do Recanto Maestro, Soraia Schutel, falou sobre a Tecnologia de Informação do Recanto Maestro, uma área que já é referência na região.    

Após as explanações, foi aberto para que os presentes indicassem suas dúvidas e sugestões sobre os assuntos tratados. Muitas surgiram e foram sanadas, atingindo, assim, o objetivo, que era fazer com que todos saíssem do encontro com menos incertezas possíveis, e assinassem a concordância com o Edital das APLs 01/2013.

É fundamental que os governantes demonstrem esse apoio, para, assim, fazer com que as empresas façam parte destes projetos, que são vitais para o desenvolvimento da região.

O que é uma APL?

A Lei nº 13.839, de 05/12/2011, que institui o Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais, define APL como aglomeração de empresas e instituições localizadas em um mesmo território, que apresentem especialização produtiva e que mantenham vínculos de interação, cooperação,comércio, tecnologia e aprendizagem entre si e com outras instituições locais, tais como: esferas de governo, associações, universidades, centros tecnológicos, sindicatos, instituições de crédito, ensino e pesquisa, geradores de externalidades econômicas positivas, eficiência coletiva e de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social.