São João do Polêsine atingiu a sua maioridade. Na noite da última quarta-feira, 20 de março, cerca de 600 munícipes lotaram o salão paroquial da sede para comemorar a data. Agora, são 21 anos de emancipação político-administrativa. Em 1992, após longo período de espera, desmembrou-se da cidade mãe, Faxinal do Soturno.
A solenidade, denominada Filó Artístico-Cultural, teve um bolo de 21 metros, apresentação de dança gaúcha e show nativista. Autoridades e lideranças do município e da região compareceram ao ato.
- São João do Polêsine é uma linda cidade, e hoje comemora uma importante data. Tenho muito orgulho de poder estar presente nesse momento, nessa bela cidade que me acolhe tão bem, falou o deputado Federal Alceu Moreira, um dos líderes presentes à solenidade.
Na sequência, a prefeita Valserina Gassen, em sua fala inicial, homenageou a comissão de emancipação que, em 1992, sofreu e lutou muito para conseguir êxito nas negociações do processo emancipatório.
- Nada disso (comemoração de 21 anos) estaria acontecendo se os nossos antepassados, as comissões de emancipação, que foram 4, não tivessem feito um ótimo trabalho. Esse trabalho foi árduo. Levou certo tempo para que Polêsine pudesse se emancipar, mas, ao longo das 4 comissões, nós conseguimos fazer um fechamento com a nova lei, que deu direito para São João do Polêsine se emancipar, disse a Prefeita.
Ainda citando aquele dia tão importante para São João do Polêsine, Valserina, que fazia parte da comissão à epoca, lembrou com carinho especial do momento em que receberam a confirmação e o documento emancipatório do então governador Alceu Collares.
- Às 4 horas da tarde, do dia 20 de março de 1992, nós recebemos a certidão de nascimento das mãos do então governador Alceu Collares, e às 9h da noite, nós estávamos entregando o documento para a comunidade. Foi um ato muito bonito e muito emocionante para todos. Lembro como se fosse hoje a nossa chegada ao município, com toda a população ansiosa a nossa espera, complementou a Prefeita.
Em seguida, dando continuidade às festividades, o grupo de dança gáucha do DTG Sinuelo dos Plátanos, de São João do Polêsine, apresentou números de dança. Logo após, a prefeita Valserina convidou o vice - presidente da comissão de emancipação, Dirceu Guarienti, e o vice-prefeito Municipal, Ailton Bitencourt, para que pudessem, juntos, acender as velas do grande bolo comemorativo, convidando a todos para saboreá-lo, enquanto ocorria a apresentação de música gaúcha com o servidor da prefeitura e cantor nativista, Eudes Vinicius.
Para encerrar a noite especial e agradável que aconteceu no município, uma queima de fogos embelezou o céu de São João do Polêsine, finalizando em grande estilo a comemoração dos seus 21 anos de emancipação político-administrativa.
Texto e fotos: Lucian Ceolin
Assessoria de Comunicação - Prefeitura de São João do Polêsine