A administradora do Recanto Maestro, Soraia Schutel, representante da associação OntoArte - que tem sede no Recanto - visitou a prefeitura, na tarde da última segunda-feira (18). Na oportunidade, ela foi recebida pela prefeita Valserina Gassen e pela secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto.
A reunião visou estabelecer as diretrizes do projeto 'orquestra de violões Recanto do Maestro', promovido pela associação OntoArte, que visa a formação musical de 40 jovens estudantes da rede estadual e municipal de ensino do município.
Segundo a identificação do projeto: "será usado o princípio da meritocracia, visando desenvolver a responsabilidade nos jovens de uma maneira recíproca".
Partindo deste princípio, para participar, o aluno terá de seguir algumas normas básicas, tais como: manter média de nota em todas as disciplinas da escola; ter frequência e assiduidade; apresentar adequado comportamento e responsabilidade, não só nas aulas de música, mas também na escola.
A parceria já vem desde o ano passado, e terá aulas, a princípio, duas vezes por semana, na sede da associação OntoArte, além de realizar 2 concertos e 6 apresentações durante o ano.
Outro diferencial é o acompanhamento das famílias dos alunos, em que, pelo menos uma vez por mês, uma assistente social irá visitar a família dos jovens, visando acompanhar o desenvolvimento dos mesmos.
Na reunião, ficou definido que a prefeitura disponibilizará transporte gratuito a todos os 40 alunos cadastrados. O restante dos custos, com professores, violões e material didático para as aulas serão obtidos Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Texto e fotos: Lucian Ceolin
Assessoria de comunicação