Plano Municipal de Educação

• 4/11/2014

O município de São João do Polêsine, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo,  dando continuidade ao processo de elaboração do Plano Municipal de Educação, promove nesta quinta-feira, dia 06 de Novembro de 2014, às 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, uma Palestra com a Profa. MARIZA  ABREU, Ex Secretária Estadual de Educação.

O plano é um documento que define metas e estratégias educacionais para o território do município de São João do Polêsine por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005/14, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE).

O Plano Nacional de Educação, expresso através da Lei 13.005/2014, em vigor desde 25 de junho de 2014,  é composto de 10 diretrizes, 20 metas e 234 estratégias  que versam sobre o Acesso à Educação Básica e ao Ensino Técnico e Superior de qualidade, formação e plano de Carreira para os docentes e gestão e financiamento  da educação no País.  Com base neste Plano, os municípios tem  o prazo de um ano para elaborarem os seus Planos Municipais, ou seja, até o dia 25 de junho de 2015.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto, é um Plano que aposta muito na mobilização da família e no envolvimento dos pais para melhorar a qualidade da aprendizagem escolar dos alunos.]

Conforme cronograma de ações, elaborado pela Comissão Coordenadora, em Março de 2015 haverá uma Audiência Pública para aprovação do Texto Base resultante da sistematização das sugestões dos Grupos que após compatibilizado com os Planos Estadual e Nacional, será  encaminhado para a aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.