Seminário de monitoramneto das ações em educação


          Aconteceu no dia 16 de outubro de 2014 na sede da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria mais um Seminário de Monitoramento da Ações em Educação dos quarenta e quatro municípios da região central do Estado.


           Os Secretários Municipais de Educação  apresentaram um  relato das ações  repactuadas no Processo de Planejamento Participativo da Promotoria  Regional de Educação de Santa Maria no início de  2014, quanto a ampliação de vagas na  Educação Infantil,  evasão, repetência escolar,  dificuldades de aprendizagem,  falta de participação das famílias nas escolas e na vida escolar dos alunos, entre outros . 


           Na ocasião a Dra. Rosângela Correa da Rosa, Promotora de Justiça da PREDUCSM,  comunicou aos presentes  a informação da  Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude,Educação, Família e Sucessões, Procuradora  de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja, sobre a última decisão judicial, confirmando a idade de 6 (seis) anos para ingresso no 1º ano do ensino fundamental, idade esta que deverá ser atingida até o primeiro trimestre do ano letivo, ou seja até 31 de março de 2015, dirimindo todas as dúvidas referentes ao corte etário.

           O município de São João do Polêsine, representado pela Secretária Municipal de Educação, Maria Claci Bortolotto, Coordenadora Pedagógica Ledi  Maria Foletto Sartori, e pelas  Diretoras de Escolas  Claudete  Steiger  Henrichsen, Flávia Regina Coradini e Maria de Fátima Giacomini, recebeu os parabéns , por ser um dos poucos  municípios que já atingiu a meta do Plano Nacional de Educação quanto ao  atendimento em Educação Infantil. 
O município polesinense  possui uma taxa de atendimento de  58,4 % de crianças até 3 anos e 115,6% de crianças de 4 a 5 anos,  conforme Mapa Social do  Ministério Público do Rio Grande do Sul, publicado no site WWW.mprs.mp.br . A meta  do PNE é chegar a 50% de atendimento  de crianças de creche, até 2024 e 100% de atendimento de crianças de 4 a 5 anos,  no mesmo ano. 


           O município também é destaque por ter a Rede de Apoio a Escola – RAE em pleno funcionamento, fazendo o acompanhamento  dos casos que necessitam  atendimentos especializados, viabilizando a realização dos mesmos através da articulação e parceria entre as diversas políticas públicas em andamento no município.