Museu da Imagem e do Som em São João do Polêsine

• 8/10/2014

Aconteceu na última quinta-feira, uma Audiência Pública  na Câmara Municipal Polesinense quando foi apresentado o Projeto de Organização do Museu da Imagem e do Som de São João do Polêsine pela Equipe Técnica do CTISM – UFSM. A idéia partiu da Prefeita Municipal  Valserina Maria Bulegon Gassen, tendo em vista a importância  do resgate da memória do município e de um espaço onde esta possa ser conservada. A Profa. Leila Araújo, Coordenadora do Programa  de Extensão em Educação  para a Quarta Colônia de Imigração Italiana, viabilizou junto ao Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM da UFSM, o desenvolvimento do projeto.

O projeto tem como tema: A representatividade da cultura ítalo brasileira para a comunidade de São João do Polêsine e visa “possibilitar à comunidade meios para a produção de conhecimento científico, reflexivo e crítico a fim de compreender e atuar  na complexidade do mundo contemporâneo, através de ações participativas para o desenvolvimento da sociedade regional em termos culturais e econômicos”.

Além da Prefeita Municipal e da Profa. Leila,  estiveram presentes o Diretor do Departamento de Ensino do CTISM, Prof. Marcos Daniel Zancan, a Coordenadora do Projeto do Museu, Profa. Roselene Moreira Gomes Pommer, que fez a apresentação aos Secretários Municipais, Vereadores, Presidentes de Associações, Conselheiros Municipais, Professores e lideranças da comunidade.

Todos os presentes aprovaram o projeto e dispuseram-se a colaborar com as ações de coleta de informações, durante os dois anos de duração do projeto.
          Já na Festa Regional do Arroz de 2015, em    comemoração aos sessenta anos, haverá  uma  primeira exposição de parte do trabalho realizado até aquela data.