Intensa programação na semana da pátria 2014

• 4/9/2014

Com o Tema Nacional: Amazônia: Patrimônio da Humanidade”;  Tema Estadual: Meu jeito de ser Brasileiro” e o Tema Local: “ O lugar onde vivo” o município de São João do Polêsine, deu iniciou  às comemorações da Semana da Pátria 2014, no dia 1º de setembro.
         O Fogo Simbólico foi aceso no Polo Cultural Turístico e Religioso João Luiz Pozzobon pelo representante da Brigada Militar Sargento Cardoso  e conduzido  até a praça de São João do Polêsine  por atletas, ciclistas e motociclistas, escoltados por viatura da Brigada Militar, onde foi recebido pelas autoridades presentes, pelos alunos  das escolas estaduais e municipais e pela comunidade polesinense.

O  Prefeito Municipal  em exercício, Ailton Bittencourt  recebeu o  Fogo Simbólico e procedeu o acendimento da Pira da Pátria, declarando oficialmente abertas as comemorações da Semana da Pátria no município.
Em seu pronunciamento conclamou  o povo e em especial a juventude a  “levar dentro do peito e repassar para aqueles com quem convivem o calor dessa chama, como fonte inspiradora do amor  à nossa Terra, como compromisso de estudo e de trabalho, para a transformação do nosso Brasil, na Pátria grandiosa e amada que todos nós desejamos”.

Prestigiaram o evento o Delegado Regional da Polícia Civil, Dr. Marcelo Arigony, o Presidente da Câmara de Vereadores, Sidnei Rosso, a Vereadora  Leonita Felice, o representante do Comandante da Brigada Militar de São João do Polêsine, Sgto. Luiz Fernando Leal;  o Pároco da Paróquia São João Batista, Padre Aristeu Pivetta, a Secretária  Municipal da Educação, Cultura, Desporto e Turismo; Maria Claci Bortolotto; o Secretário da Saúde e Assistência Social,  Matione Sônego;  o Secretário da Agricultura, Indústria e Comércio Sélvio João Dotto; o Secretário   de Obras e Serviços Públicos, Gilberto Bisognin; o Secretário da Fazenda, Iramir Zanella; o Secretário da Administração, Alexandre Ceolin Somavilla;  a Diretora da Escola Estadual “João XXIII” Maria de Fátima Giacomini; a Diretora da Escola Estadual “Padre Rafel Iop”, Lenir Maria Dal’Asta Fagan; a Coordenadora do Polo UAB/ Rede ETec, Márcia Luiza Bulegon Balest, a Diretora da Escola Municipal “Pedro Paulo Pradella” Vera Maria Pauletto; a Diretora da Escola Municipal “La Salle” Flávia Regina Coradini; a Diretora da Escola Municipal “Beija-Flor” Vera Lúcia Marcuzzo; a Coordenadora do CRAS, Geisa Thais Dickow;  o Gerente da EMATER, Evandro Bulegon; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jacy Antonio Pozzatti; o Presidente da ACISA, Nomitor Machado Leal;  o Presidente da SACE Polesinense, Carlos Miguel Felice, a Gerente do Banco do Brasil, Valana Cordenonfi Baumann; a Gerente do SICREDI, Maria Augusta Missio; o Gerente Unidade Local da CAMNPAL, Evandro Calegari;  além dos Presidentes de Conselhos Municipais, Associações de Pais e Mestres, bem como representantes de órgãos da  imprensa regional.

O Momento Cívico apresentado pela Escola Estadual de Educação Básica João XXIII abordou o tema Nacional da Semana da Pátria enfocando  o problema regional sobre o Rio Soturno, através do teatro “O Rio Pede Socorro” e ações práticas sobre a sustentabilidade do Planeta.  O teatro representou a real situação do Rio Soturno, e sua importância para o município, trabalho coordenado pela professora Rosemeri Benetti com a participação dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Artur de F. Brondani, Fabricio R. da Rosa, Heitor B. Dalmolim, Jailson B. Zavareze, Lauren C. Cera, Luiza de Vargas, Luiza D. Bortolazzo, Luiza P. Guariente, Maiara D. Giacomini, Maria Gabriela B. Ceolin,  Vinícius Ferreira Alves e Vitória F Brondani e a colaboração da aluna Mirella Rosso . Finalizando com a música “Súplica do Rio” interpretada por Juliana Spanevello.

A apresentação faz parte do Projeto da Escola:  Horta, Jardim e Gastronomia que tem  como Mascote: O Coração e o Lema: Quem Ama Cuida, pois “cuidando do ambiente onde vivemos, estamos cuidando da nossa saúde, e de tudo que nos rodeia como a nossa família, os animais, as plantas”, conclui a coordenadora do Projeto, Profa. Rosemeri.

Encerrando as atividades da manhã, as alunas do segundo ano do ensino médio, Anna Virgínia Bisognin Felice, Gabriela Martins da Rosa e Natália Cogo Borin desenvolveram  uma dinâmica (caça ao tesouro), com  interação da comunidade escolar, organizando seis grupos, identificados por cores, que tiveram que procurar sete  peças e agrupá-las  formando estrofes de um poema alusivo à Pátria.
Como premiação os participantes receberam mudas de árvores nativas doadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, a serem plantadas e cultivadas nas escolas.

A Comissão Organizadora agradece as Autoridades, a Direção das Escolas , professores e alunos, a Brigada Militar, aos motociclistas e aos atletas que conduziram o Fogo Simbólico e a todos que prestigiaram com suas presenças ao ato de abertura oficial da Semana da Pátria 2014 e convida para a Mateada da Independência, sábado, dia 06 de Setembro, a partir das 16h, na praça da matriz,  e no domingo, dia 07 de setembro, às 15 horas,  para a Caminhada pela Pátria e pela Paz até o Polo Cultural Turístico e Religioso João Luiz Pozzobon, encerrando-se as atividades da semana.