Consulta popular mobilizou município

• 10/6/2014

Ocorreu de segunda a quarta-feira da semana passada (2 a 4) - pela internet - em todo o Estado do Rio Grande do Sul, o processo da Participação Popular Cidadã (PPC), em que o eleitor elegeu as prioridades para o Orçamento do Estado em 2015. Na quarta-feira a votação era também presencial.

Com 2.309 eleitores aptos a votar, São João do Polêsine obteve 1.223 votos nas urnas, mais 339 pela internet, totalizando 1.562 votos, o que significa 68% de participação.

Além de eleger as prioridades do município e região,  há ainda premiações extras para os municípios com maior número de votos. No ano passado, com 64%, o município conseguiu a segunda maior premiação, obtendo 200 mil reais, que serão aplicados na área da saúde.

Para este ano, mais uma vez as equipes da Emater, Polícia Civil, BM, Cras, Conselho Tutelar, agentes de saúde e servidores da prefeitura percorreram todo o município, com urnas volantes, além das urnas fixas na Câmara de Vereadores, Escola La Salle, Ribeirão e Vale Vêneto.

OS eleitores escolheram entre áreas como cultura, desenvolvimento rural, saúde, segurança pública, esporte e educação básica, dentre outras demandas importantes ao município e à região.

As demandas mais mais votadas foram o fortalecimento da Infraestrutura do SUS no RS, apoio a eventos Culturais e Equipamentos / Mobiliários Básicos e de Qualificação dos Espaços Escolares.

Já nas prioridades regionais, mais votos para Aquisição de Equipamentos para o Hospital Estadual de Santa Maria e a Construção da Barragem do Rio Soturno.