Equipe do Pnaic esteve reunida


  • 5/6/2014
  • Normal

Na última terça-feira (3), aconteceu mais uma reunião do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) em São João do Polêsine. Neste ano, o Pnaic dá ênfase à alfabetização matemática.

A orientadora de Estudos, professora Dilce Buriol, está recebendo uma formação com duração de 200 horas, e a coordenadora do pacto, professora Sônia Cadore, de 40 horas, ambas por meio da UFSM. Já no município, os professores alfabetizadores se reúnem uma vez por semana, totalizando uma carga horária de 150 horas.

A secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto, e a coordenadora Pedagógica Municipal, Ledi Sartori, acompanham as ações do Pacto no município.

Por meio da secretaria, fornecem material didático necessário para os estudos e para a construção de jogos pedagógicos que envolvem o lúdico, tornando o aprendizado ainda mais interessante e prazeroso.

Segundo a coordenadora Pedagógica, as reuniões estão atingindo os seus objetivos no município, principalmente para os alunos, que desenvolvem habilidades e competências que vão se estender por toda a vida.

- O professor alfabetizador deve ser um profissional em constante formação, não só na área da linguagem, como também nas demais áreas do conhecimento. Para o aluno, essa aprendizagem é um instrumento de formação humana, que precisa ser garantida desde o início da escolaridade, e é isso que o Pacto propõe e que estamos realizando - destacou.

O que é o Pnaic?


Trata-se de um importante compromisso assumido pelos Municípios, Estados e governo Federal, para que todas as crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas até o terceiro ano do ensino Fundamental, ou seja, até os 8 anos de idade.