Secretaria da Agricultura abre inscrições para Programa de Correção do Solo


  • 18/3/2014
  • Normal

A prefeitura Municipal de São João do Polêsine, por meio da secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, está com as inscrições abertas para o programa de correção do solo 2014.

A correção da acidez é um fator importante para o equilíbrio produtivo do solo, sendo necessário que a cada 5 ou 6 anos o produtor faça a correção através da aplicação de calcário.

O agricultor que quiser participar seve se inscrever junto à sede da secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio. O valor do calcário será subsidiado, ficando o valor do frete por conta do produtor.

Neste ano, a previsão é de que sejam distribuídos cerca de 700 toneladas de calcário, buscando atender todos os agricultores que se inscreverem no programa. O programa conta ainda com o apoio da Emater.

Para participar do programa, serão considerados os seguintes critérios:

- Ser produtor e ter bloco de São João do Polêsine; deve estar com o bloco atualizado: isto é, ter apresentado o seu talão de produtor, no período de janeiro a março de 2014;

- No máximo 15 (quinze) toneladas por propriedade e mínimo 05 (cinco) toneladas.
               
- Deve ter a análise do solo do ano ou do ano anterior;

- O produtor deve ter extraído notas no seu bloco, com o valor mínimo de R$ 1.000,00  ( hum mil reais) no ano de 2013. (o  produtor que  iniciou a  atividade agrícola em 2012 ou 2013  não  precisa  comprovar  este critério)         

- O produtor não pode ter dívidas na  secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio, no programa Troca-Troca de Sementes: safras 2012/2013 e 2013/ 2014, e nas horas de retroescavadeira feitas  de 2011 a 2013;

- Deve ter realizado a declaração  Anual do Rebanho;

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO


- 17  de março a 30 de abril: Inscrições dos  produtores, realizadas junto à secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio;

- 2 a 24 de maio: coleta da amostra do solo, junto  aos produtores, pela Emater, para  ser   feita  a  análise do solo;

- 2 a 31 de maio: compra do calcário;

- 3 de junho a 31 de agosto: entrega  do calcário para o produtor.