Médico cubano já está no Município

• 13/3/2014

Desde a tarde desta quarta-feira (12) está em solo polesinense o médico cubano que irá trabalhar no município por meio do programa Mais Médicos, do governo Federal.

No final da tarde do mesmo dia, acompanhado pelo secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Matione Sônego, ele foi apresentado à prefeita Valserina Gassen.

Oriundo da cidade de Trinidad, província de Saincti Spíritus, Cuba, José Patricio Herrera Gonzalez, 43 anos, é casado e tem dois filhos. Com especialização em Medicina Familiar e Otorrinolaringologia, Gonzalez tem alguns dias para se ambientar ao município antes de iniciar o trabalho.

- A partir de agora o doutor irá se ambientar ao município, ao posto de Saúde e à nova moradia. Dentro de 10 a 15 dias o Ministério da Saúde deve enviar o registro que permita que ele comece a clinicar - explicou Matione Sônego.

- O doutor veio para atuar nos postos de Saúde da sede e de Vale Vêneto. Ele será o médico da Saúde da Família, e vem para suprir a falta de profissionais da área em nosso município - finalizou.

O novo médico mostrou empolgação em trabalhar por aqui, e, em poucas palavras, indicou o que pretende realizar em São João do Polêsine.

- Espero melhorar os índices de saúde da população, e estou a serviço do povo. Pretendo trabalhar em equipe para melhor atender a todos – disse o médico.

Além de São João do Polêsine, mais oito municípios da região vão receber médicos cubanos. São eles: Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Jari, Pinhal Grande, Quevedos, São Martinho da Serra, Silveira Martins e Toropi.

O Programa

Lançado em julho de 2013, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Conforme previsto na Lei do Mais Médicos, os médicos são selecionados para atuar no programa durante três anos. Neste período, os profissionais formados no exterior terão registro profissional emitido pelo Ministério da Saúde, que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na Atenção Básica das cidades a que forem designados, com acompanhamento de tutores e supervisores.

Além disso, todos os profissionais fazem especialização em Atenção Básica, oferecida pela Universidade Aberta do SUS (Una-SUS) na modalidade de educação a distância.