União faz a vida volta ao Município


  • 27/2/2014
  • Normal

Na sexta – feira da semana passada, 21, o programa União faz a vida, que está sendo reimplantado em São João do Polêsine, iniciou suas atividades, com as oficinas de formação para os professores da rede municipal.

Durante toda a manhã, as educadoras, acompanhadas pela secretária de Educação, Maria Claci Bortolotto, assistiram a explanação da assessora Pedagógica Márcia Marchezan, que falou sobre a metodologia do programa e sua linha teórica.

 À tarde, os professores vivenciaram a metodologia do programa, coordenadas pela assessora pedagógica Wanda Appel.

Por meio do mapa do município, definiram e desenharam o território a ser explorado, e realizaram a expedição investigativa. Após, foram construídos os índices do projeto: índice inicial, formativo e final.

Esta oficina, mesclada com a teoria e a prática, oferece a base para que o educadores, quando chegarem na escola, possam desenvolvê-las com seus alunos, surgindo a partir daí o projeto cooperativo que será desenvolvido pela turma, série ou escola.

O próximo passo são as assessorias diretas nas escolas, com os professores, onde será orientado a construção e o desenvolvimento dos projetos cooperativos. Para a coordenadora pedagógica do Município, Ledi Sartori, que vai coordenar o programa no município, essas assessorias são de grande importância, principalmente à formação dos alunos. 

- Além de ser um suporte pedagógico para todos os profissionais da educação, visando uma educação com mais qualidade, acabando fazendo com que os alunos se tornem cidadãos atuantes e humanizados, com espírito de empreendedorismo, capazes de respeitar a diversidade - salientou.

O Programa

O programa União faz a Vida objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes.

De âmbito nacional, o programa está implantados em 64 cooperativas do Sicredi, abrangendo 165 municípios. São 1.018 escolas e 14.619 educadores atendendo a 175.814 crianças e adolescentes.