Ano letivo teve abertura nesta segunda-feira, 17

• 18/2/2014

Nesta segunda-feira, 17, foi realizada, na Câmara de Vereadores, a confraternização de abertura do ano letivo da rede Municipal de ensino de São João do Polêsine.

Contando com a presença de toda equipe de Educação, professoras e funcionárias das escolas, as atividades iniciaram com uma palestra sobre 'Ética e Felicidade a partir da Filosofia', ministrada pelo professor e coordenador do curso de Ciências Sociais da UFSM, Dejalma Cremonese.

- Viemos motivar os professores para esse ano letivo que começa. Procurei passar como que a ética e a filosofia podem ajudar na vida de cada um, na dinâmica de entendimento, na busca de uma vida melhor, de uma vida que valha a pena, uma vida de verdadeira felicidade - explicou o palestrante.

Em cerca de duas horas de palestra, Dejalma conseguiu tirar muitas risadas do público, com sua maneira descontraída de falar de assuntos sérios. A felicidade, segundo o palestrante, é base para tudo na vida, principalmente quando se trabalha com amor à profissão.

- Não só na área de educação mas em qualquer área, se você fizer com amor, dedicação e prazer, você estará colaborando para que a sociedade seja melhor, e que a tua própria vida pessoal seja também muito melhor. Tentei motivar os meus colegas professores para que consigam entrar 2014 com entusiasmo, esperança e muita felicidade - finalizou.

Após a palestra houve uma homenagem a Fátima Cassol, educadora do Município, que está em fase final para se aposentar. Com mais de 23 anos trabalhando na Escola Municipal Pedro Paulo Pradella, na Vila Ceolin, entre professora e diretora, Fátima encerra suas atividades em Abril deste ano.

Para a secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto, as atividades inaugurais do ano letivo foram produtivas, ressaltando a importância de se iniciar bem o ano.

- Foi muito produtivo, importante e acolhedor esse início letivo. É bonito de ver todas as educadoras e funcionárias confraternizando, se reencontrando. Tudo isso é importante para que tenhamos um ano ainda melhor do que o que passou -falou a Secretária.

A programação de início do ano letivo segue nesta terça e quarta-feira, com mais palestras e encontros na Câmara de vereadores.

O ano letivo discente, quando iniciam as aulas, será no dia 24 de fevereiro, com recesso de 21 de junho a 3 de agosto. Já o final do ano letivo será em 19 de dezembro.