Plano de Saneamento Básico foi apresentado a Conselheiros Municipais

• 28/1/2014

A Câmara de vereadores ficou lotada nesta segunda-feira (27), para a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de São João do Polêsine aos conselheiros Municipais.

Quem iniciou a reunião foi o vice-prefeito, que também é o presidente da comissão responsável pela elaboração do Plano, Ailton Bitencourt, seguido da prefeita Valserina, que destacou a importância de se realizar o PMSB em nosso município.

- Esse plano de saneamento não é só importante para nós, da administração Municipal, mas, sim, a todos os munícipes, devido o alto grau de melhorias que irá trazer a todos, e é muito importante a presença de todos vocês aqui hoje - destacou.

Após a fala inicial da prefeita, o secretário Municipal da Fazenda e um dos organizadores do PMSB, Iramir José Zanella, apresentou as diversas fases que foram realizadas até chegar ao esboço final do documento.

Entre as etapas explicadas pelo secretário, destaques para o diagnóstico da situação dos sistemas de água, de esgoto e de drenagem pluvial do município, bem como apresentação das metas de curto, médio e longo prazo para melhoria dos referidos sistemas.

A apresentação foi interrompida sempre que houve dúvidas e sugestões. Os conselheiros Municipais relataram situações e auxiliaram em alguns pontos, sempre visando a melhoria do plano final.

A reunião cumpriu com o objetivo proposto, com a execução da Política Municipal de Saneamento Básico constituindo-se em ferramentas de planejamento e gestão para a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população polesinense.

- Foi uma reunião muito proveitosa, pois houve participação ativa dos conselheiros. Isso mostra o interesse de todos em ficar informado, participando com ideias nas melhorias da água e esgoto do nosso município - salientou o presidente da comissão responsável pela elaboração do Plano, Ailton Bitencourt.

O próximo passo para a finalização do PMSB será a realização de audiências públicas, em que a população vai ser chamada a conhecer e opinar sobre o assunto.

Estiveram presentes à reunião, além dos já citados, os demais secretários Municipais, equipe técnica do PMSB, e membros dos conselhos Municipais de São João do Polêsine.

Para que serve o PMSB?

Segundo Lei Federal n° 11.445/2007 - Lei Nacional de Saneamento Básico, todos os municípios deveriam ter um plano de saneamento básico, que é?um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região, visando proporcionar uma situação higiênica e saudável para os habitantes.

Entre os procedimentos do saneamento básico, pode-se citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e matérias (através da reciclagem), coleta e canalização das águas pluviais.