Jantar de despedida dos Italianos aconteceu na Sace polesinense

• 10/1/2014

Foi realizado nesta quarta-feira, 8, na Sace polesinense, um jantar de encerramento da passagem dos Italianos e Brasileiros participantes do Giro Ciclístico da 1ª à 4ª Colônia.

Para iniciar a noite de comemoração, o grupo de danças do DTG Sinuelo dos Plátanos apresentou a Chula e danças tradicionais, sendo muito aplaudidos pelos visitantes.

Após as apresentações, houve o jantar de confraternização. Na sequência, a equipe da Società Polesani D’Itália fez a entrega de presentes aos ciclistas e coordenadores envolvidos com o giro Ciclístico.

A prefeita Valserina encerrou a noite agradecendo a todos que ajudaram a fazer com que o evento fosse possível de ser realizado, de grande importância para a região.

- Agradeço  e parabenizo ao Sr. Moacir Dal Castel pela organização deste evento, juntamente com o Cônsul da Itália, Oscar Carlesso, e o Coordenador da Associação Italiana parceira, Antonio Bianchi, que, com o apoio das prefeituras municipais da 4ª Colônia e das Associações Italianas de nossa região, viabilizaram e proporcionaram ao nosso povo esta oportunidade  de intercâmbio cultural, fortalecendo os vínculos de amizade e resgatando a história dos nossos valorosas imigrantes italianos - falou a prefeita Valserina.

Foram homenageados o agente Consular da Itália  em Santa Maria, Oscar Carlesso, a presidente da Associação Italiana Amici d´Italia - Polesani nel Mondo - Márcia Balest, e em seu nome todos os demais presidentes de associações italianas da quarta colônia presentes, e coordenadores do Giro Ciclístico - Moacir Dal Castel, de Monte Belo do Sul, RS, e Bianchi Antonio, de Schiavon, Itália.

- Com muita emoção e carinho, agradeço,  em nome da população de São João do Polêsine, aos ciclistas italianos e brasileiros que nos proporcionaram momentos de cultura e lazer e a todos que hoje vieram aqui compartilhar estes momentos - encerrou Valserina.

Ao final da noite de festa e homenagens, todos cantaram a música Merica Merica, em um circulo fraterno e amistoso entre os dois países irmãos.

O evento é organizado pela Associazione Culturale Merica Merica, de Schiavon, e a Associação Fratelli DiCuore, de Monte Belo do Sul-RS, contando com o apoio de associações italianas e prefeituras dos municípios envolvidos.

No município de São João do Polêsine, os ciclistas pernoitaram nas noites de terça e quarta-feira. Na quinta pela manhã, o grupo, que contava com cerca de 40 ciclistas, entre Italinaos e Brasileiros, rumou até Sobradinho, dando continuação ao Giro pelo Rio Grande do Sul.