Giro ciclístico da primeira à Quarta Colônia chega ao município

• 7/1/2014

A manhã desta terça-feira, 7, foi de recepção aos nossos irmão Italianos que estão em passagem pela Quarta Colônia. O giro Ciclístico ' da Primeira à Quarta Colônia' tem o objetivo de fortalecer a amizade entre as duas cidades irmãs: Monte Belo do Sul, no RS, e Schiavon,na Itália.

O grupo de estrangeiros partiu no último dia 2 de janeiro de Monte Belo do Sul, tendo passado por Garibaldi, Candelária e Dona Francisca, de onde veio pedalando até chegar ao nosso município na manhã desta terça.

São cerca de 30 Italianos e mais 10 brasileiros que estão fazendo esse percurso de bicicleta. Para o organizador, Moacir Silvio dal Castel, a atividade, além de ser muito boa para saúde, visa estreitar os laços de amizade entre os dois países irmãos envolvidos -Itália e Brasil.

- O que nós temos encontrado aqui nos surpreende e vale muito a pena. No primeiro momento alguns até ficaram meio ressabiados, pelas estradas, locomoção e ligações. Mas depois que fomos recebidos por toda a beleza e as pessoas da região, ninguém mais lembrava das dificuldades que passamos para chegar até aqui - explicou o coordenador do Giro.

- A recepção aqui está sendo fantástica. Essa viagem com certeza já está marcada na história. Isso deixa o pessoal deslumbrado e essa alegria toda ao chegar aqui é fruto do que nós temos encontrado aqui na Quarta Colônia - finalizou.

Aqui no município, os ciclistas foram recebidos na praça Matriz por membros da Società Polesane Amici D'IItália, pela prefeita Valserina Gassen, secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto, e demais pessoas da comunidade.

- É muito importante esse evento aqui para nossa região, até pelo movimento que dá, pelo número de pessoas da comunidade que veio prestigiar. Isso vem a estreitar os laços de amizade e interação entre os dois países.Aqui na nossa região, a maioria é de descendência Italiana, e esse contato, essa volta às suas origens é muito importante para todos - destacou Maria Claci.

Os Italianos, nesta parada em São João do Polêsine, conheceram as famílias em que ficarão hospedados pelos dois dias da passagem pela região.

Após a passagem pela praça de Polêsine, o grupo pedalou até a Casa de João Pozzobon, seguindo a Vale Vêneto na sequência, onde almoçou. Os ciclistas ainda irão a Silveira Martins, Recanto Maestro, Santuário, Santa Maria, Faxinal da Palma e Val de Buia.

Na terça e na quarta-feira o grupo pernoita aqui no município. Na quinta-feira, eles vão em direção a Sobradinho, dando sequência ao Giro de bicicleta pelo pelo Rio Grande do Sul, onde serão mais de 800 Km de pedaladas.

Desde 2010, o Giro Ciclístico valoriza a cultura italiana, por meio do intercâmbio cultural que proporciona.

O evento é organizado pela Associazione Culturale Merica Merica,de Schiavon-VI e a Associação Fratelli DiCuore de Monte Belo do Sul-RS, contando com o apoio de associações italianas e Prefeituras dos municípios envolvidos.

07/01/2014 - Terça Feira

ROTA 05 - Quarta Colônia

12:00 - Pit Stop - Recepção comunidade de Vale Vêneto.
14:30 - Sequência Pedal até Silveira Martins, (Pequeno trecho 6Km estrada de chão),  passando por Recanto do Maestro, Santuário (Trevo BR 287), Faxinal da Palma e Val de Buia (Visita ao Monumento ao Imigrante Italiano).
18:30 - Silveira Martins
21:00 - Jantar em local a ser definido.
23:00 - Retorno às famílias em São João do Polêsine.

08/01/2014 - Quarta Feira

09:00 - Saída para jornada turística em Santa Maria
Programa de visitas a ser definido.
18:30 - Retorno às famílias hospedeiras.
21:00 - Jantar de Confraternização (CENA Ciao QUARTA COLÔNIA).

09/01/2014 - Quinta - Feira

ROTA 06 - São João do Polêsine - Sobradinho
Café da manhã nas famílias.

09:00 - Pedalando de São João do Polêsine até Trevo do Santuário (BR 287).