Calor, poeira, estrada de terra, paralelepípedo, muita velocidade e comemoração. Ingredientes que fizeram parte da segunda edição do Rally Recanto Maestro, que neste sábado, dia 7,marcou a etapa final do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade.
A corrida foi simplesmente uma das melhores do ano. Na pista, em disputa estavam quatro títulos das cinco categorias do certame regional.
Teve piloto que abandonou e foi campeão, teve quem ganhou pela primeira vez no ano e teve campeão pela primeira vez. O Rally Recanto Maestro teve todos os ingredientes de uma grande decisão de campeonato. Festa de Erechim que conquistou dois títulos neste sábado.
Na categoria Classe 9, Vanderlei Carminatti e Robson Giacomel (GM Celta) tinham grande vantagem na liderança mas viram o sonho do bicampeonato quase acabar quando uma quebra mecânica os forçou a abandonar o rali.
O título só veio porque a categoria teve um novo vencedor este ano, Leandro Bertuol e Diego Santolin (Fiat Palio), também de Erechim. Eles venceram a disputa contra Vinicius Gobetti e Aureo Trevisan (Peugeot 206), de Farroupilha: 1h01min18 contra 1h05min56. Com o resultado, Carminatti e Giacomel são os campeões da temporada.
Na categoria Classe 3, a mais forte para os carros de tração 4x4, a dupla de Farroupilha, Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut (Mitsubishi Lancer), venceu e garantiu o título da temporada. Já na categoria R1, Marcos da Silva/Darlan Placotnik venceram pela primeira vez no ano com o tempo de 1h07min02 contra 1h07min57 de Saulo Pereira/Edgar Marsarotto Junior (VW Gol). As duas duplas são de Erechim, mas coube a Saulo e Edgar comemorar o título da temporada 2013.
A categoria Cross Country fez sua estreia nesta temporada. E o primeiro piloto campeão é Julio Picolli, de Porto Alegre. A capital tem ainda o navegador Sérgio Schilling como campeão entre os navegadores. A categoria Super A era a única que já havia decidido o título com uma etapa de antecipação. Evandro Carbonera e Juliano Gracioli (Fiat Palio) corriam apenas para comemorar a boa temporada e o título conquistado ainda na quarta etapa.
Porém, os campeões tiveram problemas mecânicos e abandonaram. A vitória no Rally Recanto Maestro ficou então com José Barros Neto/Marco Marini (GM Celta). Na segunda colocação ficou Carlos Celuppi/Vinicius Zavierucka (Peugeot 206).
Ao final do rali, os pilotos de casa, Daniel Barros e Luciano Cassol, que também estiveram na linha de frente da organização do Rally Recanto Maestro, destacaram o bom andamento do evento no final de semana.
- Acredito que conseguimos fazer um evento muito bom, bastante trabalhoso, mas que teve um bom final - destacou Daniel.
RESULTADO FINAL DO RALLY RECANTO MAESTRO
Categoria Classe 3
1 - Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut - Mitsubishi Lancer - 56min30
Categoria Classe 9
1 - Leandro Bertuol/Diego Santolin - Fiat Palio - 1h01min18
2 - Vinicius Gobetti/Aureo Trevisan - Peugeot 206 - 1h05min56
3 - Marcelo da Silva/Cassio Navarini - Fiat Palio - 1h06min53
4 - Fernando Solimann/Natasha Pedot - Ford KA - 1h10min52
Categoria Super A
1 - José Barros Neto/Marco Marini - GM Celta - 1h00min32
2 - Carlos Celuppi/Vinicius Zavierucka - Peugeot 206 - 1h03min32
3 - Alessandro Eccel/Maicon Gomes - Peugeot 206 - 1h06min54
4 - Laurindo Solimann/Felipe Solimann - Peugeot 206 - 1h08min
Categoria R1
1 - Marcos da Silva/Darlan Placotnik - VW Gol - 1h07min02
2 - Saulo Pereira/Edgar Marsarotto Jr - VW Gol - 1h07min57
3 - Luciano Cassol/Heitor Strogulski - Fiat Palio - 1h15min59
Categoria Cross Country
1 - Julio Picolli/Sérgio Schilling - Mitsubishi L200 - 1h17min36
Prime Comunicação - Assessoria de Imprensa do Rally de Santa Maria
Fotos: Edson Castro