Momentos de muita emoção e alegria foram vividos para 27 alunos de tecnologia de Gestão Pública do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de São João do Polêsine.
Em uma cerimônia que lotou o auditório da Escola João XXIII, a turma de Gestão Pública do Polo colou grau no último sábado, dia 30.
O curso de tecnólogo de Gestão Pública é realizado em parceira entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Polo de apoio presencial de São João do Polêsine, na modalidade de ensino a distância.
A primeira experiência do IFSC com metodologias de educação a distância ocorreu em 1998, com a oferta de cursos de extensão nos níveis técnico e de formação inicial.
A partir de 2006, contudo, é que a modalidade de educação a distância se consolidou dentro do IFSC, devido à inclusão da instituição no programa UAB, criado pelo ministério da Educação em 2005.
O sistema UAB é formado por instituições públicas de ensino superior, que atuam em parceria com estados e municípios, em que todos os cursos oferecidos são gratuitos.
Atualmente, o IFSC conta com 11 Polos de apoio presencial para o curso superior de gestão publica, atendendo a quatro estados brasileiros, e uma das cidades atendidas é São João do Polêsine.
A prefeita Valserina Gassen e a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto, estiveram presentes à mesa de autoridades, que contou, ainda, com a coordenadora do Polo UAB polesinense, Marcia Bulegon Balest, e o professor e paraninfo da turma, Adenir Steinbach, representando a reitora do IFSC, professora Maria Clara Kaschny Schneider.