Em audiência no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os prefeitos da Quarta Colônia, acompanhados pela assessoria do deputado federal Osmar Terra, reivindicaram a liberação de recursos para a construção de creches, implantação, ampliação de escolas infantis e quadras cobertas, pertencentes aos Planos de Ações Articuladas - PAR.
O FNDE irá fazer o estudo do projeto de cada município. Os prefeitos foram recebidos pelo coordenador da Infraestrutura Educacional, o santa-mariense Thiago Radunz.
Ainda em Brasília, os prefeitos, juntamente com com Osmar Terra, solicitaram apoio ao ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, ao projeto do Geoparque e Parques Paleontológicos da Quarta Colônia.
Raupp ressaltou que o projeto é do interesse do ministério, uma vez que trabalha com tecnologia e pesquisa, e já aplicou R$ 1,7 milhão na unidade que está sendo construída e equipada em São João do Polêsine, em parceria com a UFSM.
- Estamos entusiasmados com a atenção do ministério, que fará um estudo técnico de viabilidade para a liberação de novos recursos às outras unidades e também verificar quais os ministérios parceiros que poderão ser integrados - afirmou a prefeita Valserina.
Além da prefeita Valserina, participaram das audiências o prefeito de Agudo, Valério Trebien; o prefeito de Dona Francisca e presidente do Condesus, Saul Reck; prefeito de Faxinal do Soturno, Volnei Savegnago; prefeita de Ivorá, Vera Rossato; de Pinhal Grande, Selmar Durigon; Nova Palma, Adroaldo Santi; e o secretário executivo do Condesus, José Itaqui.
A convite das lideranças, o ministro Raupp irá participar, em dezembro, da Inauguração do Centro de Pesquisa, sede do Condesus, em São João do Polêsine.
Texto e foto: Franciele Fonseca
Assessoria de Comunicação - Dep. Osmar Terra