Programa Primeira Infância Melhor (PIM) do município foi visitado


  • 22/11/2013
  • Normal


Na tarde da quinta-feira, 21, após o encerramento do Seminário Internacional pela Primeira Infância, realizado em Santa Maria, alguns participantes do evento vieram conhecer as atividades prestadas pelo PIM em São João do Polêsine.

Uma recepção especial foi preparada na Câmara de Vereadores, que contou com a presença da prefeita Valserina Gassen, do  secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Matione Sônego, secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto, e de toda equipe do PIM local.

Estiveram em visita uma Peruana, uma Amazonense, uma pessoa de Brasília, além de duas santa-marienses e de um técnico de saúde de Porto Alegre. 

O Grupo de dança do DTG Sinuelo dos Plátanos fez uma apresentação de boas vindas aos visitantes. Após, foi passado um vídeo que conta a história do programa em Polêsine, desde seu início, em 2004.

Os visitantes também acompanharam uma modalidade realizada em uma casa atendida pelo PIM, feita pela visitadora local, Franciele Manfio.

A supervisora do programa no Rio Grande do Sul, Sandra Nique da Silva, que esteve em Polêsine, explicou os motivos dessas visitas aos municípios após a realização do Seminário.

- Essas visitas são de praxe dentro desse seminário. São visitantes internacionais e de outros estados que levamos para conhecer o PIM de outros municípios. O programa aqui em Polêsine já é muito conhecido e de excelente qualidade, por isso trouxemos eles aqui - explicou.

Segundo a amazonense Rhamilly Karan, que veio ao Seminário apresentar o PIR (Primeira Infância Ribeirinha), foi uma satisfação conhecer o município e o programa em São João do Polêsine. 

- Fomos convidados a apresentar o trabalho que nós estamos fazendo no Amazonas, que é o Primeira Infância Ribeirinha (PIR). Lá, nós vivemos outra realidade, com uma logística completamente diferente do que se trabalha aqui, e eu estou muito feliz de estar aqui vendo esse lindo trabalho sendo realizado. Irei levar muita coisa boa para meu Estado - elogiou.

No final do dia, os visitantes aproveitaram para conhecer a creche recanto dos Sonhos e as instalações do PIM no município, saindo muito satisfeitos com o que encontraram e vivenciaram.

Segundo o secretário Matione Sônego, as visitas foram muito proveitosas, principalmente pela troca de experiência.

- Para nossa surpresa as pessoas que aqui vieram já conheciam o nosso trabalho. Em outros seminários, inclusive fora do Rio Grande do Sul, São João do Polêsine já vem sendo citado pelo excelente serviço prestado pelo PIM, o que nos enche de orgulho - disse.

- Todos elogiaram o nosso trabalho, e isso faz com que aumente nossa responsabilidade. Sabemos que isso nos engrandece e faz querer sempre fazer o melhor pelas famílias do município - finalizou Matione.

O PIM em Polêsine

O Município de São João do Polêsine aderiu ao PIM  em 5 de março de 2004. O Programa tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos de idade.

O enfoque intersetorial e comunitário visa oportunizar para as famílias e crianças a educação para a saúde e nutrição, o enriquecimento de valores culturais e melhor qualidade de vida.