Em função das fortes chuvas que atingiram São João do Polêsine na semana passada (mais de 280 mm), a prefeita Valserina Gassen declarou “situação de emergência”.
Lavouras foram as que mais sofreram danos
Segundo levantamento feito pela secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, Emater e o Irga, junto aos agricultores de São João do Polêsine, estima-se que 85% da área plantada foi atingida pela enxurrada, causando prejuízos de aproximadamente 35% somente nas lavouras de arroz.
Somados às demais plantações - milho, feijão e fruticultura - , os danos causados pelas chuvas passam dos 3 milhões no setor agropecuário. Além dos prejuízos das lavouras, muitos danos também foram encontrados na infraestrutura de várias estradas das localidades do interior. Na cidade, ocorreram estragos em alguns calçamentos.
Os principais danos foram encontrados nas estradas da Linha do Monte, Bom Fim, Vila Ceolin e Linha da Glória, além de avarias em bueiros, pontes e pontilhões. Alguns córregos, riachos, arroios e sangas, devido a erosão, mudaram seus leitos em vários locais. O prejuízo estimado é de cerca de 270 mil reais.
Abaixo o link para as fotos do dia da enchente.
http://www.saojoaodopolesine.rs.gov.br/multimidia/galeriaalbum.aspx?g=19