Aconteceu no último dia 10 de novembro, em Sobradinho, as festividades de inauguração do Projeto “Leone Nelle Piazze”, realizado pelo Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul e Regione do Vêneto/Itália.
A festa teve a participação de autoridades locais e italianas, e uma comitiva da Società Amici D’italia Polesani Nel Mondo, de São João do Polêsine, prestigiou o evento.
De acordo com o prefeito de Sobradinho, Luiz Afonso Trevisan, "o Leão de São Marcos é um símbolo que resume uma trajetória histórica milenar. Possuir uma obra como essa é um sonho idealizado por inúmeras comunidades do Rio Grande do Sul, onde grande parte da população é de origem Vêneta. O Leão tem uma indiscutível importância cultural, histórica e turística, o que engrandecerá ainda mais nossa cidade".
O Leão de São Marcos é um símbolo antigo, com testemunhos arqueológicos, sobretudo na Ásia Menor, principalmente dos Assírios e populações antigas. É uma marca de uma civilização dos povos Vênetos e de um território. É um símbolo da paz, convivência civil e de tradições cristãs.
É pela tradição cristã que o Leão Alado passou a ser identificado como Marcos, o evangelista, tornando-se o Leão de São Marcos.
As quatro cidades presenteadas e que aceitaram o projeto foram: Antônio Prado, Flores da Cunha, Santa Tereza e Sobradinho, que entrou no lugar de São João do Polêsine.
Dessa forma, Sobradinho, cidade irmã de Cornedo Vicentino na província de Vicencia/Itália, ficou representando toda a região central do RS e a Quarta Colônia.
Neste mesmo dia, a comitiva da Società Amici D’italia Polesani Nel Mondo participou da Assembleia do COMVERS, na Câmara de Vereadores de Sobradinho, onde foram tratados os seguintes assuntos:
1 - Eleição da Diretoria;
2 - Eleição do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal;
3 - Balanço parcial da entidade período 01/2013 a 10/2013;
4 - Ingresso de associações ao COMVERS;
5 - Assuntos diversos de interesse da entidade.