Na quinta (31) e sexta-feira (1°), a prefeita de São João do Polêsine esteve cumprindo extensa agenda em Porto Alegre.
A chefe do Executivo participou, na quinta-feira, na Assembleia Legislativa, da 3ª Marcha Gaúcha em defesa dos Municípios, a Marcha dos prefeitos.
O evento foi promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com o tema 'Mais recursos, mais autonomia'.
Entre as demandas que a Famurs pleiteia junto ao Estado está o repasse emergencial de R$ 200 milhões às prefeituras. Também reivindica o acréscimo de R$ 100 milhões no valor atual do repasse do transporte escolar, a conclusão das obras de acesso asfáltico, o aumento de 100% do orçamento da Consulta Popular e o pagamento das taxas ambientais.
A Marcha foi finalizada no palácio Piratini, onde os prefeitos tiveram uma audiência com o governador Tarso Genro.
- Nesta marcha nós definimos pontos importantes para desafogar as contas dos municípios. O governador entendeu a problemática dos municípios, e ele já tem algumas atitudes tomadas e outras por definir para ajudar os municípios - informa Valserina.
Na sexta-feira, prefeita participou de encontro Estadual
Já na sexta-feira (1°), a prefeita Valserina Gassen participou do Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas do Rio Grande do Sul, no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, também em Porto Alegre.
No encontro, os chefes dos Executivos gaúchos participaram de um encontro com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, com o governador Tarso Genro, deputados federais, além de 18 ministérios ali representados e organizados.
Segundo Valserina, o encontro foi de grande importância, principalmente pela presença dos ministérios.
- Fomos atendidos por todos os setores dos ministérios em Porto Alegre mesmo. Tiramos dúvidas, encaminhamos documentação e fomos informados do que acontecerá até o final do ano - disse a prefeita, finalizando.
- Foi importante a vinda dos ministérios ao encontro dos municípios. Isso economiza muito tempo, tanto nosso (prefeituras) quanto deles (ministérios) no atendimento, que é feito em Brasília.
Dentre as principais demandas tratadas com os ministérios, destaque para a obra de conclusão do Centro de Eventos. Segundo a prefeita, até o final do ano será definido quanto recurso poderá ser liberado para a obra.