Pacto de Alfabetização em plena atividade no município


  • 18/10/2013
  • Normal

No município de São João do Polêsine, está em pleno desenvolvimento o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O programa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios, que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do ensino fundamental.

O PNAIC tem como coordenadora local a professora Sonia Cadore, e como orientadora de estudos a professora Dilce Maria Stochero Buriol, que realiza as formações continuadas presenciais para todos os professores alfabetizadores. Eles já receberam os materiais didáticos, como obras literárias, de apoio pedagógico e jogos educacionais.

Dentre os objetivos do PNAIC em língua portuguesa, por exemplo, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, o domínio das correspondências grafofônicas, a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos, além de atingir alfabetização em Matemática.

Durante a semana da Criança, de 7 a 11 de outubro, foi dado ênfase a uma das ações do Pacto, quanto à oralidade, aquisição da escrita e produção textual. Além disso, os alunos das escolas La Salle, da Vila Nova São Lucas, e Pedro Paulo Pradella, da Vila Ceolin, realizaram a pintura dos Baús da Leitura das suas respectivas escolas, contendo livros e jogos pedagógicos.               

A secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto,  acompanha as ações do Pacto, assim como a coordenadora Pedagógica Ledi Sartori, que também participa do curso e auxilia a sua  implementação.

As formações ocorrem ao longo do ano letivo, distribuídas em 80 horas presenciais, 32 a distância e 8 horas reservadas para um Seminário final, totalizando 120 horas de duração.