Técnicos da Emater de Polêsine e de Faxinal participaram de evento sobre produção orgânica de banana

• 10/10/2013

Os técnicos da Emater de São João do Polêsine, Evandro Bulegon e Flávia Kaufmann, e de Faxinal do Soturno, Monique Chaves, e o assistente técnico Regional de Santa Maria, Alfredo Schons, participaram do encontro regional sobre a Cultura da banana, em Morrinhos do Sul, litoral Norte, no último dia 1° de outubro.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e pelo Programa de Agricultura de Base Ecológica da secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

Na programação do evento, duas palestras foram realizadas. Na primeira, o pesquisador da Embrapa de Cruz das Almas (Bahia), Edson Amorim, falou sobre o trabalho realizado há cinco anos com a Emater/RS-Ascar para a implantação de unidades demonstrativas com novas variedades de banana na região.

Na segunda, ministrada pelo agrônomo da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Luiz Bohn, foram tratados assuntos sobre o manejo correto do bananal, para que não comprometa a resistência das novas variedades, além de enfatizar o manuseio ecológico da cultura da banana.

Os técnicos também visitaram locais com produção de abacaxi, banana e maracujá. O objetivo foi estabelecer contato com os produtores do litoral, visando a produção dessas frutas na região da Quarta Colônia e Santa Maria.

Segundo a equipe da Emater que esteve no encontro, a experiência dos produtores do litoral e as variedades desenvolvidas pela Embrapa podem ser o diferencial para a produção dessas frutas na região. A intenção é incentivar a produção de frutas para o mercado local e regional, além da diversificação de alimentos.