Comissão do Plano de Saneamento Básico fez reunião

• 01/10/2013

Na manhã desta terça-feira (1°), estiveram reunidos, no gabinete do vice-prefeito, os membros da comissão organizadora do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do município.

Após o primeiro contato para a implementação do plano de saneamento, realizado no início de setembro, foi feito, durante o mês,  o diagnóstico da situação das redes de esgoto e de águas do município.

No encontro desta terça, a comissão analisou esses dados, para, no futuro, apresentar ao grupo técnico, que fará as devidas avaliações.

- Estivemos em reunião, basicamente, para avaliar os dados das redes de esgoto e das águas que fazem parte do sistema do município. Fizemos todo esse levantamento. Vamos avaliar com calma, e, em uma próxima oportunidade, mostraremos a todo corpo técnico do Plano de Saneamento os dados obtidos e suas devidas avaliações - disse Bitencourt, vice - prefeito e presidente do PMSB.

Participaram da reunião a Comissão organizadora do PMSB, formada pelo presidente, Ailton Bitencourt, secretários municipais e servidores, além da prefeita Valserina Gassen.

Lei do Saneamento Básico

Segundo Lei Federal n° 11.445/2007 - Lei Nacional de Saneamento Básico, todos os municípios deveriam ter um plano de saneamento básico, que é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região, visando proporcionar uma situação higiênica e saudável para os habitantes.

Entre os procedimentos do saneamento básico, pode-se citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e matérias (através da reciclagem), coleta e canalização das águas pluviais.