Município tem lançamento oficial de projetos ambientais

• 24/09/2013

Na manhã desta terça-feira (24), no salão paroquial da sede, ocorreu o lançamento oficial dos quatro projetos ambientais que serão desenvolvidos em São João do Polêsine

São eles:

- campanha Municipal de recolhimento de resíduos eletrônicos;

- campanha de recolhimento e reaproveitamento de óleos de fritura;

- projeto de arborização no trecho da estrada municipal de Ribeirão a Vale Vêneto; e

- programa permanente de controle e proteção da população canina e felina de São João do Polêsine.

O secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Selvio João Dotto, que organizou os projetos, fez a apresentação aos secretários Municipais, vice-prefeito, vereadores, alunos, professores, e às lideranças das entidades e comunidade em geral. A data de lançamento em setembro veio de encontro ao dia da árvore (21) e início da primavera (22).

- Aproveitando as duas datas, optamos em fazer o lançamento oficial em setembro. São projetos muito importantes para o município. Todos ligados ao meio ambiente e à área de gestão ambiental - explicou Selvio.

As execução dos projetos será em parceria entre todas as secretarias Municipais, Emater, Acisa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Arrozeiros e comunidade em geral. Segundo Selvio, serão projetos simples, mas de grande valor à população.

- São todos projetos que não acarretam muito custo à administração municipal nem à comunidade. São ações simples, mas que servem para preservar o meio ambiente e, em consequência, melhorar a vida da população polesinense - finalizou o secretário.

Além da parceria dentro do município, duas empresas também estarão juntos na causa. A Maringá Metais e a Químea. A engenheira Florestal Helena Frantz, da Químea, esteve presente na apresentação dos projetos, e falou  sobre a Campanha Municipal de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos, da qual será parceira com a prefeitura.

- A nossa empresa é uma das habilitadas a fazer o aproveitamento de vários tipos de material, e o que nós não aproveitamos, damos o destino ambientalmente correto - disse em um dos momentos da palestra.

Para finalizar a manhã de apresentações, os alunos da Escola La Salle fizeram uma bonita encenação, intitulada 'O Poder está em nossas mãos', sobre preservação ambiental.

Também cabe ressaltar a participação dos alunos e professores da Escola La Salle, que assumiram a responsabilidade de articular toda a campanha dos óleos de fritura, comprometendo-se em fazer sua comercialização.

Início das entregas e coletas

A partir de 1° de outubro, os munícipes já podem entregar os materiais eletrônicos e óleos de fritura nos locais indicados.

*PONTOS DE ENTREGA E COLETA

Campanha Municipal de recolhimento de resíduos sólidos: eletrônicos, pneus e pilhas.

- Escola Municipal La Salle, na nova Vila São Lucas

- Ginásio de esportes da Vila Ceolin

- Escola Estadual Padre Rafael Iop, em Vale Vêneto

- Parque de máquinas da Prefeitura

Campanha de recolhimento e reaproveitamento de óleos de fritura.

- Escola Municipal La Salle, na nova Vila São Lucas

- Escola Municipal Pedro Paulo Pradella, na Vila Ceolin