Semana Farroupilha seguiu com atrações na terça e quarta-feira

• 19/09/2013

Nesta terça-feira à noite, no DTG Sinuelo dos Plátanos, teve sequência a programação da Semana Farroupilha de São João do Polêsine. A noite de apresentações foi a cargo da prefeitura, instituições públicas e Emater.

O grupo de dança do DTG Sinuelo dos Plátanos, comandados pelo professor Eudes Vinicius,  apresentou ao público a Chula. O grupo está há apenas dois meses ensaiando essa dança, que é de desafio, em que cada peão demonstra suas habilidades. Os jovens, apesar do pouco tempo de ensaio, deram um verdadeiro show na apresentação.

- Dentro do DTG Sinuelo dos Plátanos surgiu, há pouco tempo, o grupo de danças Biriva ' os Sinuelos', só com os meninos, que se propõe a resgatar as danças do ciclo do tropeirismo. A preparação para o início da Chula se deu em apenas dois meses, e, de agora em diante, os 'Sinuelos' irão resgatar as demais danças, como: chico do porrete, fandango e dança dos facões - informou Eudes.

Após a apresentação da Chula, foi servido um jantar típico do Rio Grande do Sul: a tradicional 'Vaca 'Atolada', preparada pela equipe da Emater. Em seguida, momentos de muita diversão com os 'causos' contados pelo radialista Beto Jordani, além da boa música nativista de Eudes Vinicius.

Quarta-feira teve homenagem do Sindicato dos Trabalhadores

Nesta quarta-feira (18), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e a Associação dos Arrozeiros de São João do Polêsine estavam encarregados das apresentações da Semana Farroupilha.

A noite iniciou nas dependências do DTG, com uma homenagem aos 20 anos do STR, comemorados no dia 18 de setembro. Foram homenageados todos os ex-presidentes que já passaram pela entidade: Assis Cadore, Vanderlei Morin, Darci Blume e o atual, Jacy Antonio Pozzati.

- Aproveitando as comemorações Farroupilhas, estamos comemorando nossos 20 anos de fundação. Aos que fundaram o Sindicato, nossos agradecimentos, juntamente com as diretorias que lutaram para que tivesse a grandeza que tem - falou a tesoureira do STR, Zélia Ceolin, que participou da homenagem.

O presidente da Associação dos Arrozeiros de São João do Polêsine, Edison Pozzebon, fez uma breve explanação convidando a todos para as apresentações da noite.

O cantor nativista Eudes Vinbicius se apresentou junto com o Patrão do DTG Sinuelo dos Plátanos, Joanzinho Pilecco, que declamou uma poesia. Na sequencia da noite, já nas dependências do salão nobre da Sace Polesinense, foi servido o jantar.

Para finalizar, apresentações do grupo de dança Candeeiros do Vale, de Vale Vêneto, e do DTG Sinuelo dos Plátanos que, mais uma vez, encantou a todos os presentes à Semana Farroupilha de São João do Polêsine.

A semana Farroupilha é organizada pelo DTG Sinuelo dos Plátanos, com apoio da prefeitura Municipal e Entidades municipais.

A programação segue nesta quinta-feira (19)

19/09 - Quinta-feira - Acisa - Comércio, Indústria e Serviços

20h - Jantar: cardápio - Carreteiro de charque, pão e salada
21h - Apresentação de grupos de dança convidados

20/09 - Sexta-feira

8h - Mateada - DTG Sinuelo dos Plátanos.
12h - Tradicional costelão, carne de gado e porco, arroz branco, mandioca, saladas diversas e pão
13h30 - Show e Bailanta com o Grupo Musical 'Os Pampeanos'
18h - Extinção da Chama Crioula e Encerramento