Secretária de Educação e coordenadora do Polo UAB participaram de encontro em Florianópolis

• 18/09/2013

A coordenadora do Polo UAB Rede E-TEC de São João do Polêsine, Márcia Bulegon Balest, e a secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto, estiveram em Florianópolis, nos dias 10 e 11 de setembro.

Elas participaram do Encontro Regional Sul de Polos UAB, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O encontro, que reuniu coordenadores de Polos, mantenedores e Instituições de Ensino Superior dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, contou com a presença do coordenador Geral de Inovação em Ensino a Distância da Capes, Jean Marc Georges Mutzig, e do diretor de Educação a Distância,  João Carlos Teatini,  que fizeram uma apresentação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), desde sua criação em 2006.

A UAB é um sistema integrado por Instituições de Ensino Superior (IES), que oferecem cursos na modalidade a distância, voltados para a formação inicial e continuada, ampliando o acesso à educação superior gratuita de qualidade, descentralizando a oferta de cursos superiores, através de 817 Polos de Apoio Presencial espalhados por todo o país.

O município de São João do Polêsine foi um dos primeiros a encaminhar a proposta para a criação do Polo, em 12 de abril de 2006, tendo iniciado seu funcionamento em 2007.

Em abril de 2012, através de visita de monitoramento realizada por representantes da Capes, o Polo de São João do Polêsine foi classificado como Apto com Pendências, indicando a necessidade de adequações.

Foram feitos todos os ajustes necessários no início de 2013, e, desta forma, conseguiu nova classificação AA, abrindo a possibilidade de oferta de novos cursos a partir de 2014.

Atualmente, o Polo trabalha com quatro Instituições de Ensino Superior, e possui seis cursos em andamento: Licenciatura em Pedagogia e Espanhol, Técnico em Gestão Pública, Técnico em Segurança do Trabalho, Agroindústria e Automação Industrial.

O Polo tem suas instalações junto à Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, mediante termo de Cessão de uso, celebrado entre o Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de São João do Polêsine.