Semana Farroupilha 2013 de São João do Polêsine: cultura e tradicionalismo em todos os sentidos

• 17/09/2013

Divulgar a tradição gaúcha e incentivar o jovem a manter acesa a chama do tradicionalismo: esses são os objetivos da Semana Farroupilha em São João do Polêsine.

A Sace polesinense, o DTG Sinuelo dos Plátanos, a prefeitura e as entidades municipais estão com uma programação repleta de regionalismo e culto à tradição gaúcha.

A abertura da Semana Farroupilha iniciou no domingo, dia 15, no salão paroquial, com a entrada da chama crioula, trazida pelo Patrão do DTG Sinuelo dos Plátanos, Joanzinho Pilecco. A partir daí, a tarde foi de apresentações artísticas, danças e cultura gaúcha.

Os trabalhos foram iniciados pelo grupo do DTG Sinuelo dos Plátanos, de São João do Polêsine, seguidos pelo grupo de cultura Afro-brasileira Linguerre, de Dona Francisca. Na sequência, os pequeninos do Candeeiros do Vale, da Emei Beija Flor, de Vale Vêneto, o CTG Vitório Mario, de Arroio do Só, e CTG Coração do Rio Grande, de Faxinal do Soturno. O grupo de São João do Polêsine, que iniciou a tarde de apresentações, também as encerrou.

Presente na cerimônia de abertura da Semana Farroupilha, a prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassen, falou sobre o evento e a semana inteira de comemorações.

- Esses jovens fizeram a alegria de todos que aqui estiveram. Nós ficamos felizes de receber todos esses grupos aqui em nosso município. Foi uma tarde maravilhosa que passamos. Temos que aplaudir cada vez mais essas pessoas que se dedicam a cultuar a dança, a cultura e o canto gaúcho - disse a prefeita.

Programação seguiu nesta segunda-feira

A programação Farroupilha segue durante todos os dias da Semana, sempre no DTG Sinuelo dos Plátanos, na Sace Polesinense.

Nesta segunda-feira (16) à noite, as apresentações estiveram a cargo das escolas Municipais. Apresentaram-se os alunos das escolas Pedro Paulo Pradella, da Vila Ceolin, e da La Salle, da Nova Vila São Lucas.

Também fizeram uma apresentação o grupo de professoras das escolas municipais, junto com a secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto, e a coordenadora Pedagógica Municipal, Ledi Sartori.

As educadoras foram muito aplaudidas pelos presentes. O grupo está sendo ensaiado pelos professores de musica do Recanto Maestro, Glauber Benetti e Viviane Portela.

Para a secretária Maria Claci Bortolotto, a cultura gaúcha deve sempre ser difundida , principalmente entre os jovens.

- Sabemos que a cultura gaúcha é muito difundida no nosso meio (educação). Tendo mais cultura, temos mais educação, e tudo faz parte da formação dos jovens,  da convivência, da melhoria da qualidade de vida para todos nós -  salientou.

Programação da Semana Farroupilha 2013

17/09 -  Terça-Feira - Instituições Públicas, Bancos e Emater

20h - Jantar: Cardápio - 'Vaca atolada'- Carne com mandioca, arroz branco, pão e salada verde
21h -  Animação Musical com Eudes Vinicius dos Santos. Após - Animação Artística com Beto Jordani

18/09 -  Quarta-feira – Agricultores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais

20h - Jantar: Cardápio -  Carne na panela, arroz, pão e salada
21h - Apresentação com Grupo de dança de salão

19/09 – Quinta-feira – Acisa - Comércio, Indústria e Serviços

20h - Jantar: cardápio - Carreteiro de charque, pão e salada
21h -  Apresentação de grupos de dança convidados

20/09 – Sexta-feira

8h - Mateada - DTG Sinuelo dos Plátanos.
12h - Tradicional costelão, carne de gado e porco, arroz branco, mandioca, saladas diversas e pão
13h30 - Show e Bailanta com o Grupo Musical 'Os Pampeanos'
18h - Extinção da Chama Crioula e Encerramento

Ingressos de terça a quinta-feira