São João do Polêsine teve Festa de Nossa Senhora da Salete no fim de semana

• 16/09/2013

O último final de semana proporcionou aos polesinenses e aos visitantes vários momentos de fé e religiosidade. Na 44ª Festa em honra a Nossa Senhora da Salete, padroeira dos agricultores, a programação religiosa teve destaque nos dois dias.

No sábado (14) à noite, a procissão luminosa, seguida de uma emocionante encenação junto ao monumento, realizada pelas crianças da catequese e suas catequistas, mostrou como foi a aparição de Nossa Senhora da Salete aos pastorinhos Maximino e Melânia, em 1846, na Vila de Salete, na França.

A coordenadora da Catequese de São João Polêsine, Zita Rosso Dotto, foi quem coordenou as atividades, e conta que, mostrar a fé e a religiosidade às pessoas, foram os objetivos da procissão.

- A caminhada teve como objetivo de recordar que somos pessoas de fé, e que queremos que Nossa Senhora nos ajude a caminhar sempre no caminho da luz, que é Jesus, e agradecer as bençãos recebidas - explicou.

Sobre a encenação, Zita elogiou o trabalho dos jovens, que demonstraram, com muita fé e amor, uma importante passagem da Nossa Senhora da Salete, padroeira dos agricultores.

- Foi tudo muito bonito. Todos estão de parabéns. Com essa encenação, quisemos mostrar uma mensagem de fé e amor, que nos convida  a vivermos com mais fraternidade, solidariedade e reconciliação - finalizou.

Domingo teve missa com benção das sementes e almoço tradicional

No domingo (15) pela manhã, a missa, com benção das sementes, que deveria ser realizada no monumento, acabou sendo feita na igreja Matriz, pois o tempo estava nublado e com possibilidade de chuva.

Presente à missa e à festa, o secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Selvio João Dotto, pediu muita benção aos agricultores, e que os mesmos nunca percam a fé em Nossa Senhora da Salete, padroeira dos Agricultores.

- Que Nossa Senhora da Salete interceda junto a Deus para que todos nossos agricultores tenham saúde, paz, alegrias e solidariedade. Com muita fé e a benção da padroeira dos Agricultores, tenho certeza que todos terão uma boa colheita das sementes que agora estão semeando - falou o secretário.

Após a celebração, almoço com comida típica foi servido para mais de 300 pessoas no Salão Paroquial.

À tarde, já com muita chuva, a procissão marcada, que iria novamente ao monumento, também foi cancelada, sendo realizada outra celebração na Igreja. Em seguida, a mateada e as apresentações de início da Semana Farroupilha foram todas realizadas no Salão Paroquial.