Sempre a cada dois anos, o município de São João do Polêsine escolhe as suas soberanas - duas princesas e uma rainha. Com isso, neste ano de 2013, um novo concurso já está valendo. Participam da disputa à soberania do município, para o biênio 2014/2015, quatro jovens indicadas por entidades do município.
Representando a Sace polesinense - Isadora Bulegon Pilecco; a comissão de desenvolvimento de Vale Vêneto - Jéssica Dotto de Lara; da Acisa - Tatiana Gonçalves; e da Società Amici D'Italia Polesani Nel Mondo, Vivian Brondani.
A primeira etapa iniciou nesta quarta-feira (11), com entrevista das candidatas. As mesmas foram avaliadas pela professora Silésia Vendrusculo, de Faxinal do Soturno. A professora, que participa há várias anos desses concursos, falou sobre como as meninas se comportaram neste primeiro contato.
- Tem muita gente jovem bacana, consciente do que quer, e hoje eu constatei isso mais uma vez. As jovens que eu entrevistei hoje estão muito conscientes que, além do título de beleza, tem que saber o que acontece no município, sua cultura, etc. Fiquei muito feliz com o que eu vi e ouvi hoje - disse Silésia.
Além da entrevista, as candidatas também receberam todo o material com o histórico do município, conteúdos referentes à cultura do arroz e demais culturas do município, economia, cultura, gastronomia, religiosidade, turismo e imigração Italiana de São João do Polêsine e Quarta Colônia.
Através desse material, as futuras soberanas irão estudar para a próxima etapa do concurso, que será um teste cultural, em que serão submetidas a questões organizadas pela professora de história e filosofia, Elaine Binoto Fagan, referentes ao histórico do município.
Próximas fases
18 ou 19 de setembro - teste cultural;
25 de setembro, às 20h, na Sace Polesinense - coquetel com desfile de apresentação dos jurados e avaliação;
26 de outubro - divulgação do resultado no baile de aniversário da Sace Polesinense, a partir das 23h.