As dependências do salão paroquial ficaram lotadas na tarde desta quarta-feira (4) para apresentação da comédia 'O Matricômico', do grupo teatral Cia Teatro de Bolso, de Santa Maria.
A peça
Durante os cerca de 50 minutos de apresentação, os dois atores principais, que também são casados na vida real, Daniela Varotto e Daniel Plá, contam, sem falar nada, somente por mímicas, as histórias do cotidiano de um casal de palhaços que está as vésperas de se casar. Uma das diretoras da peça, Luise Scherer, explica como é a peça.
- Nós contamos como que é o convívio de um casal através da linguagem do palhaço. Às vezes é meio tragicômico as situações que se criam durante o casamento, e então surgiu a peça - disse.
Ao longo das cenas, muitas situações engraçadas acontecem, levando para as crianças momentos de pura diversão. Além disso, há uma grande interação entre público e atores, dando ainda mais magia à plateia.
Ao final do espetáculo, o filho do casal de atores, Guilherme Varotto Plá, também surge em cena, finalizando com chave de ouro a história, indo para os braços do pitoresco casal de palhaços. Após a história são oferecidos, como em toda festa de casamento, bolo e refrigerante para a plateia, dando o final que todo o matrimônio merece. Com festa e comida.
A apresentação foi única no município e estava inserida nas atividades da semana da pátria. Destinou-se aos alunos das redes Estadual e Municipal de São João do Polêsine, além de pessoas da comunidade que quiseram conhecer a fantasia do teatro.
Prestigiaram o teatro, além dos alunos e professoras das escolas, a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto, e a coordenadora Pedagógica Municipal, Ledi Sartori
Prêmio Funarte
A Cia teatro de bolso foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz, em que receberam verba para fazer a montagem do espetáculo Matricômico. Assim, estão previstas dez apresentações - Oito na 4ª Colônia e duas em Santa Maria.
Além de São João do Polêsine, o grupo já se apresentou em Faxinal do Soturno, no último domingo (1°), e também irão a Ivorá, dia 17 de setembro, Pinhal Grande, 28 de setembro, e em Itaara, no dia 25 de outubro.