Prefeita Valserina tratou demandas em Porto Alegre

• 22/08/2013

A prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassen, cumpriu extensa agenda em Porto Alegre, nesta quarta-feira (21).

A chefe do Executivo foi, pela manhã, na secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), onde entregou dois projetos referentes à consulta popular 2012/2013. Um deles para fomento à bacia leiteira - compra de sêmen. O outro para programas de fomento à fruticultura.

Também foi à secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag) entregar uma solicitação para adaptação dos projetos encaminhados à secretaria da Agricultura. A solicitação pede a alteração do objeto dos mesmos para adequação às necessidades dos produtores.

O ajuste é necessário, pois o município foi contemplado com o valor de R$ 34.473,68 pela consulta popular 2012, dentro do programa de fomento à fruticultura - Construção ou constituição de pontos de comercialização de produtos da agricultura familiar. Entretanto, com este recurso, entende-se que não é possível construir um local fixo adequado que venha atender às necessidades dos produtores.

Em função disso, a Prefeitura, a Emater, a Associação de Fruticultores e o conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário são favoráveis que o recurso seja utilizado para a compra dos seguintes itens: freezer, gazebos, embalagens plásticas, caixas plásticas para transporte, dentre outros. Com a aquisição destes itens os produtores terão toda a logística necessária para comercializar osseus produtos imediatamente.

À tarde, a prefeita foi até a secretaria de Infraestrutura do Daer tratar do assunto da ERS 348, entre São João do Polêsine e Ivorá, com acesso a Faxinal do Soturno. A reunião teve a presença da prefeita de Ivorá, Vera Rossato (PMDB), e dos prefeitos de Pinhal Grande, Selmar Durigon (PT), Nova Palma, Adroaldo Santi (PSB), e de Faxinal do Soturno, Volnei Savegnago (PT), mais os deputados Estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Gilmar Sossella (PDT).

- Foram várias demandas tratadas aqui na capital. Obtivemos boas respostas na maioria delas. Espero que agora as situações possam andar mais depressa com relação a essas demandas, principalmente da ERS 348, que tanto nos preocupa - disse a prefeita Valserina.

Foto: Assessoria de Imprensa do Deputado Gilmar Sossella