Município sediou comemoração dos 50 anos da Fetag

• 21/08/2013

Na busca por melhores condições de vida no campo e de reconhecimento da atividade do trabalhador rural, em 6 de outubro de 1963, um grupo de agricultores, dirigentes sindicais e representantes das cidades de Porto Alegre, Taquari, Veranópolis, Caxias do Sul, Antônio Prado, Santa Rosa, Torres e  Farroupilha, fundaram a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), sediada em Porto Alegre.

A persistência em defender a categoria fez com que aqueles sindicalistas superassem inúmeras dificuldades e transformassem a Fetag-RS em uma organização das mais prósperas e representativas do estado.

Em 2013, a entidade faz 50 anos, e seguiu com roteiro de comemoração em São João do Polêsine, nesta terça-feira, (20), na Sace polesinense, que contou com a participação dos 8 municípios que fazem parte da Regional Sindical Quarta colônia.

No município realizou-se o 20° encontro em alusão aos 50 anos da Fetag. As comemorações nas sindicais de todo o estado serão coroadas no dia 6 de outubro, quando será feito um grande evento no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio, comemorando o cinquentenário.

O roteiro de comemorações iniciou no dia 31 de julho, em Três Passos. A ideia de comemorar desta forma, com eventos nas 23 sindicais, é de aproximar as entidades, cooperativas, sindicatos e administrações municipais, mostrando para os municípios o que a Fetag tem feito nestes últimos 50 anos.

Evento em Polêsine reuniu diversas lideranças da região

O evento começou com os representantes dos 8 sindicatos da Regional Quarta Colônia entrando com as suas bandeiras e alimentos provenientes da agricultura, demonstrando a sua importância para a sociedade. Em seguida, o assessor de política agrícola da Fetag, Airton José Hochscheid, explanou por cerca de 30 minutos, em que contou o histórico dos 50 anos da Fetag, resgatando desde a sua fundação, em 6 de outubro de 1963, até os dias atuais.

A solenidade contou com os pronunciamentos das autoridades locais, regionais, cooperativas e entidades. A prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassen, em sua fala, destacou a importância da Fetag e do Sindicatos para os municípios.

- Eu estou maravilhada com tudo isto que nos foi mostrado. É um trabalho exemplar que está sendo feito pela Fetag e por suas sindicais. Eu gostaria que todos os agricultores, todos os cidadãos compreendessem este trabalho que chega aos 50 anos gerando muitos benefícios à população - falou a prefeita.

O presidente da Fetag-RS, Elton Roberto Weber, encerrou os pronunciamentos das autoridades falando sobre a importância de que todos saibam o que a entidade faz, bem como das motivações para se fazer a comemoração nas 23 sindicais do Estado.

- A ideia que se teve foi de compartilhar, nas 23 regiões sindicais e, de certa forma, prestar contas do que aconteceu ao longo dos 50 anos da Fetag, compartilhar aquilo que se avançou, dizer a importância que tem o setor agrícola para a sociedade - explicou o presidente da Fetag, que seguiu.

- Temos que valorizar os que batalharam lá atrás, há 50 anos, quando não se tinha direito nenhum. Sem eles nada seríamos hoje. É construindo, se unindo cada vez mais que vamos conseguir fazer muito mais coisas ainda -  complementou.

Para finalizar, Weber falou também sobre a importância de se conseguir que os jovens de hoje permaneçam no campo.

- Nós, agricultores, com o apoio das entidades, vamos ter que fazer várias tarefas para tentar melhorar a permanência do jovem no campo. Nós temos que tornar atrativo o meio rural para ele. Precisamos da União de todas as classes e entidades - finalizou o presidente da Fetag.

A solenidade de comemoração terminou com um vídeo institucional que contou a história da Fetag desde o seu início até os dias de hoje. Seguido de um jantar de confraternização à noite.

A Fetag conta atualmente com 350 sindicatos filiados, abrangendo 431 municípios no Estado do Rio Grande do Sul, organizado em suas 23 regionais sindicais.

É uma entidade que representa a categoria dos trabalhadores rurais, compreendendo os agricultores familiares, pecuaristas familiares e assalariados rurais. Ainda atua nas questões agrárias, fundiárias, política, agrícola, formação, educação do campo, sucessão rural, previdência social, saúde e habitação rural.

Participaram do evento prefeitos e vereadores, lideranças sindicais, autoridades políticas, representantes de instituições, cooperativas e demais entidades dos municípios da regional Quarta Colônia.